Auditoria encontra vulnerabilidades em PCs da NASA

Uma inspeção oficial na rede da NASA concluiu que a agência especial sofre riscos de ciberataque. Especialistas do Office of the Inspector General (OIG) elaboraram um relatório sobre a sua estrutura de servidores, identificando vulnerabilidades que permitem ataques de defacement (quando o invasor altera a pÁgina original), negação de serviço e roubo de informações.

Seis mÁquinas em particular foram identificadas como perigosas, permitindo que terceiros controlem remotamente o sistema devido à presença de softwares desatualizados. Algumas delas, inclusive, são utilizadas no controle de veículos espaciais, como informa o The Register.


O relatório do OIG ainda destaca que as informações presentes nos computadores estão pouco protegidas, facilitando o acesso de quem conseguir invadir a rede. Além disso, alguns servidores não escondem corretamente as chaves de criptografia, dados de usuÁrios e senhas.

Falhas de segurança têm sido um problema para a NASA hÁ algum tempo, como nota a Nature. Em 2009, por exemplo, cibercriminosos interceptaram 22GB de dados dos servidores do laboratório de propulsão da agência em Pasadena, na Califórnia. JÁ no final do ano passado, a NASA vendeu pelo menos dez de seus computadores usados sem executar os procedimentos completos de remoção de arquivos.

A agência informou que jÁ corrigiu as vulnerabilidades apontadas no relatório do OIG e prometeu que irÁ aplicar políticas de segurança mais consistentes.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.