- Publicidade -

AMD quer acelerar carregamento de games com Smart Access Storage

A fabricante quer usar o poder de seus hardwares em uma implementação própria da API DirectStorage
Créditos: Divulgação/AMD

A AMD anunciou nesta segunda-feira (23) o desenvolvimento da tecnologia Smart Access Storage, que promete acelerar consideravelmente o tempo de carregamento de jogos. Segundo a empresa, ela se trata de uma implementação da API DirectStorage da Microsoft que usa o poder de hardwares recentes para ajudar na descompressão de arquivos.

Segundo a fabricante, a novidade usa sua “própria tecnologia e descompressão por GPU”, permitindo uma melhor colaboração entre uma CPU e um processador gráfico, por exemplo. Ao reproduzir um jogo, a tecnologia permite que dados sobre texturas sejam armazenados na VRAM, liberando a memória da CPU para outras tarefas.

Até o momento, a AMD não divulgou muitos detalhes de como a Smart Acess Storage se diferencia dos recursos oferecidos pelo DirectStorage da Microsoft. Presente no Xbox Series X|S desde seu lançamento, o recurso envia objetos diretamente do armazenamento para a GPU, reduzindo drasticamente tempos de carregamento de jogos.

AMD promete mais novidades nos próximos meses

Durante seu anúncio, a fabricante prometeu que vai divulgar mais detalhes sobre a tecnologia nos próximos meses. Pelas imagens divulgadas até o momento, há fortes indícios de que, para tirar proveito dos tempos de carregamento mais rápidos oferecidos pela ela, desenvolvedores vão ter implementar o novo recurso durante a criação de seus games.

Oficialmente, a AMD estreou a marca Smart Acess Storage no final de 2020, a apresentando como uma solução que aprimorava o desempenho de jogos quando CPUs da série Ryzen 5000 eram pareados com GPUs da série Radeon RX 6000. Ao que tudo indica, o novo anúncio se trata de uma ampliação da antiga marca, que foi adaptada para suportar um número mais vasto de hardwares.

- Continua após a publicidade -

Segundo informações obtidas pelo site VideoCardz, o novo recurso pode fazer sua estreia na linha de laptops para games Corsair Voyager “AMD Advantage”. Resta esperar pela divulgação de novas informações para descobrir quais vantagens a tecnologia pode trazer e quais serão os requisitos necessários para que os consumidores possam aproveitá-la.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Guru3D, Tom’s Hardware
Tags
amd
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.