- Publicidade -

AMD registra patente de ferramenta para overclock automático em memórias

Recurso promete um overclock ajustado para as especificações de cada máquina
Créditos: GSkill

A AMD registrou uma patente para um programa que realiza overclocking automático de memória para simplificar a vida de quem busca um overclock. O aplicativo pode testar automaticamente os módulos de memória com overclock para estabilidade e armazenar localmente perfis de overclock de memória exclusivos para um sistema específico.  

O overclocking de memória RAM existe há décadas. No início, empresas como a Corsair escolhiam os componentes de memória que poderiam trabalhar seguramente em altas frequências e/ou com baixas latências. Em seguida, construía módulos que garantiam o funcionamento em frequências, tempos e voltagens específicos, mas exigia que essas configurações fossem inseridas manualmente no BIOS. 

Para simplificar as coisas, a Intel introduziu em 2007 o eXtreme Memory Profiles (XMP) - configurações armazenadas no chip de detecção de presença serial (SPD) de um módulo e podem ser ativadas em plataformas com suporte, e praticamente todas as memórias de entusiastas atualmente vêm com perfis XMP.  

Mas as configurações garantidas/recomendadas e as configurações de perfil XMP tendem a ser relativamente conservadoras para maximizar a compatibilidade com uma ampla variedade de sistemas. Enquanto isso, cada PC é único, então os entusiastas tendem a explorar as taxas máximas de transferência de dados e as latências mais baixas que suas máquinas são capazes de suportar. No entanto, isso é demorado e requer conhecimento, experiência e habilidades.

- Continua após a publicidade -

Overclock bem feito e mais simples

A tecnologia de overclock automático de memória da AMD tenta dar aos entusiastas de desempenho a capacidade de ajustar seus módulos de memória e CPUs para obter o máximo desempenho como um profissional, mas sem testes manuais extensivos. 

Além disso, o overclock automático de memória da AMD também deve permitir que os proprietários de módulos de memória baratos com configurações padrão JEDEC façam overclock até atingir seus limites. 

“As configurações dos módulos de memória podem ser configuradas de acordo com os perfis do fornecedor ou especificações de entrada do usuário”, diz a patente  US20220155982 da AMD. "Esses perfis geralmente são gerados e testados usando configurações de sistema diferentes de um sistema de usuário. Além disso, as especificações de entrada do usuário podem ser restritas usando margens determinadas e testadas usando essas configurações de sistema diferentes." 

A tecnologia de overclock automático de memória da AMD envolve determinar uma configuração de frequência de memória com overclock, passar no teste de estabilidade de memória, determinar as configurações de tempo mais agressivas para passar no teste de estabilidade e gerar um perfil que inclui as configurações de latência e frequência de memória com overclock. 

- Continua após a publicidade -

O perfil resultante será eventualmente carregado pelo programa. Curiosamente, a patente não aborda as voltagens da memória, o que significa que os módulos devem manter as voltagens padrão (ou seja, voltagens de perfis SPD), ou as voltagens devem ser definidas manualmente na BIOS ou usando um aplicativo de terceiros. 

A patente foi publicada em 19 de maio de 2022, então só podemos adivinhar quando o programa da AMD será concretizado. No entanto, podemos especular com segurança que a AMD o disponibilizará assim que lançar os processadores Ryzen 7000. Fique atento no Adrenaline para mais informações.

GPU AMD Radeon RX 7000 com chip Navi 31 pode ter 24GB de memória e 384-bit

GPU AMD Radeon RX 7000 com chip Navi 31 pode ter 24GB de memória e 384-bit
Seria a mesma configuração da GeForce RTX 3090 Ti

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
amd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.