- Publicidade -

AMD revela soquete AM5 e chipsets X670E, X670 e B650 com DDR5 e PCIe 5.0

As novas placas-mãe e processadores AM5 serão lançados ainda este ano
Por Juliano Aires 23/05/2022 04:54 | atualizado 23/05/2022 07:18 Comentários Reportar erro
Créditos: AMD

A AMD anunciou hoje (23) em sua apresentação na Computex o socket AM5, que vai fazer parte dos projetos das novas placas-mãe para CPUs Zen4, estreando com os novos processadores Ryzen 7000 que também foram anunciados no mesmo evento junto com os chipsets X670E, X670 e B650. O soquete AM5 (LGA1718) chegará com suporte as tecnologias PCIe Gen 5 e DDR 5.

O AM5 chega para substituir o padrão AM4, que foi utilizado durante toda a vida dos processadores Ryzen até agora. Ele será compatível com os novos processadores Ryzen 7000 que utilizarão arquitetura Zen 4, assim como futuras gerações.

A AMD está deixando de usar o padrão PGA (Pin Grid Array) para seus processadores e está adotando o LGA (Land Grid Array), que já é utilizado nos processadores da Intel, portanto, não haverá mais pinos nos processadores, uma ótima notícias para quem já teve problemas entortando ou quebrando esses pinos, e uma má notícia para os fabricantes de placas-mãe que passam a ficar com os pinos e eventuais RMA.

Abaixo você confere a apresentação completa da AMD na Computex 2022.

- Continua após a publicidade -

O suporte do soquete AM5 será para memória DDR-5200 (JEDEC), até 24 canais PCIe (Gen 5), NVMe 4.0 aprimorado e USB 3.2 I/O. Há também rumores de que haverá suporte nativo ao padrão USB 4.0 e suporte a Wi-Fi 6E pela primeira vez nativo no chipset. Até então placas-mãe AMD utilizavam solução da Intel para essa tecnologia.

A AMD também está preparando um recurso semelhante ao XMP da Intel para facilitar a vida de quem gosta de fazer overclock nas memórias, o recurso se chamará EXPO (AMD Extended Profiles for Overclocking).

- Continua após a publicidade -

Serão três chipsets lançados inicialmente ainda este ano para soquete AM5, todos virão com suporte a DDR5, provavelmente sem modelos com suporte para memórias DDR4. O chipset X670E será o mais completo de todos em recursos, o X670 oferecerá uma grande gama de compatibilidades, que dependerá da escolha do fabricante, ele poderá fazer escolhas como colocar PCIe 5.0 apenas para a GPU. Enquanto o chipset B650 será o modelo com melhor custo beneficio oferecendo recursos mais convencionais e terá PCIe 5.0 apenas para dispositivos de armazenamento.

Todas as placas-mãe terão suporte para vídeo integrado (iGPU) RDNA 2 que estarão presentes na linha Ryzen 7000, com modelos de placas com conexões DisplayPort e HDMI em suas versões mais recentes.

A AMD destacou o recurso SAG (Smart Access Storage) que trabalhará em conjunto com o Microsoft DirectStorage para aprimorar a velocidade do carregamento nos jogos.

Gostou do anúncio da plataforma AM5? Acredita que ficou faltando algo? Participe nos comentários com a sua opinião!

AMD firma parceria com Google para utilizar a infraestrutura do Google Cloud na fabricação de chips

Key barata do Windows é legítima? Instalamos pra ver!

Key barata do Windows é legítima? Instalamos pra ver!
Os preços podem ser até 50 vezes mais baratos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

    Juliano Aires é apaixonado em escrever sobre games, tecnologia e cultura pop. Como um verdadeiro entusiasta da informação, é responsável por publicar notícias e artigos no Adrenaline e no Mundo Conectado. Tem como principal atributo acreditar em um mundo cada vez mais justo e honesto.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.