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God of War Ragnarok terá mais de 60 opções de acessibilidade

Santa Monica Studios divulgou alguns destes recursos
Créditos: Santa Monica Studios

God of War Ragnarok é um dos jogos mais aguardados atualmente, embora ainda não se sabe se a nova aventura de Kratos chega nesse ano ou no próximo. O fato é que a Santa Monica Studios tem trabalhado duro no jogo. A desenvolvedora divulgou agora que God of War Ragnarok terá mais de 60 opções de acessibilidade e revelou algumas delas.

O estúdio disse que a interface do usuário foi refeita para entregar "mais flexibilidade e legibilidade". O controle poderá ser remapeado do zero, aumentando a personalização das interações e combates. 

"Todos os recursos de acessibilidade do God of War (2018) foram mantidos e expandidos para incluir mais de 60 maneiras de se ajustar ao jogo, de modo que ele atenda ao seu estilo e às suas necessidades da melhor forma possível", conta Mila Pavli, designer de UX (experiência de usuário) do jogo.

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O port de God of War (2018) para PC ensinou algumas coisas para Santa Monica. Alguns desses recursos estarão presentes no novo título, como Auto Sprint, a "corrida automática". Nesse caso, o recurso estará ativo enquanto o jogador estiver segurando o controle e desativado quando o controle não detectar nenhum movimento.

Outros recursos do PC dizem respeito ao estilo da mira, podendo ativar/desativar a posição da mira, ou ainda permanecer com a mira sempre ativada e estilo de bloqueio, também ativando/desativando a posição do escudo.

Acessibilidade exclusiva de God of War Ragnarok

As legendas e textos terão bastante opções: tamanho das legendas, cores, nomes dos falantes, legendas para efeitos sonoros, desfoque da área de fundo das legendas, indicador de direção, tamanho do texto e ícones. Cada opções dessa apresenta ainda mais escolhas para ser configuradas.

O modo de alto contraste traz diversas opções para ajudar na visualização dos elementos. As opções são: personalização da ativação do alto contraste, personalização do alto contraste das cores, personalização do alto contraste do fundo, auxílio de navegação, auxílio de travessia e indicadores sonoros.

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"Temos o compromisso de aprimorar a acessibilidade e a personalização para todos. Mal podemos esperar para compartilhar com vocês mais informações sobre outras categorias de recursos de acessibilidade, como auxílio de combate/mira, auxílio de quebra-cabeça/minigame, ajustes da tela de alerta, ajustes da câmera, coleta automática e muito mais", comenta a representante da Santa Monica Studios.

Amanhã, dia 20 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade e cada vez mais vemos os estúdios de games empenhados em trabalhar na acessibilidade aos jogos para todos.

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Fonte: PlayStation Blog
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

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