- Publicidade -

AMD alcança 27,7% do mercado de processadores x86 e bate recorde histórico

Crescimento vem acompanhado de expectativas para este ano
Créditos: AMD

O mercado global de PCs está entrando em um período de incerteza à medida que a pandemia começa a recuar. Isso está fazendo com que a demanda por computadores e componentes diminua pela primeira vez em anos. Apesar dessa previsão sombria, a AMD está fazendo um progresso constante. 

Uma empresa analista de mercado, Mercury Research, divulgou seu relatório do primeiro trimestre de 2022 e mostra que a AMD está diminuindo a participação de mercado da Intel em várias áreas. Os números da Mercury mostram que a Intel ainda domina a AMD em todos os mercados em que compete diretamente.

No geral, a AMD encerrou o primeiro trimestre com uma participação de mercado de 27,7% para processadores x86, de acordo com um resumo publicado pela Techspot. Isso inclui todos os seus processadores x86, incluindo SoCs e chips personalizados para IoT. Isso representa um ganho de sete por cento para a AMD ano a ano. Que levou essa fatia de mercado diretamente da Intel, é claro. 

A Intel passou de 79,3% de participação de mercado há um ano para 72,3%. Isso permitiu que a AMD aumentasse de 20,7% para 27,7% de participação de mercado no ano passado. Isso quebra o recorde anterior de participação de mercado da AMD de 25,6%, alcançado no quarto trimestre de 2021. De acordo com os números da Mercury Research (abaixo), a AMD fez progresso na participação de mercado em todas as categorias.

- Continua após a publicidade -

No lado do desktop da equação (excluindo IoT), a AMD ganhou 1,9% de participação de mercado, mas ainda terminou com um por cento a menos do que há um ano. A Intel ainda está esmagando-a com mais de 80% do mercado. É a mesma situação para os servidores, com a Intel detendo 88,4% de participação de mercado. Isso ainda é 2,7 por cento menos do que um ano atrás. Isso mostra que a AMD é como a tartaruga nesta corrida, lentamente corroendo o domínio da Intel no mercado.

Notebooks equipados com Ryzen 6000

Nos dispositivos móveis, a AMD conquistou louváveis 4,4% do mercado da Intel, graças ao lançamento de seus chips Zen 3+ da série 6000. Também lançou a versão Pro desses processadores, mas não está claro se eles tiveram algum impacto.

Isso é o oposto do que alguns analistas previram que aconteceria este ano, que a AMD perderia participação no mercado móvel para a Intel enquanto ganhava em CPUs de servidor. No entanto, este é apenas o primeiro trimestre, então ainda há muita história para acontecer em 2022.

- Continua após a publicidade -

Apesar do trimestre de sucesso da AMD, ainda havia uma tendência preocupante. O presidente da Mercury, Dean McCarron, observou no relatório que as remessas de CPU para desktop caíram 30% no último trimestre. Essa é a maior queda em um único trimestre da história. A desaceleração dramática se deve à demanda enfraquecida por PCs, juntamente com os bloqueios do COVID-19 no exterior e a escassez aparentemente interminável de chips.

Será interessante ver o que o segundo trimestre de 2022 nos traz. A pandemia está de fato começando a desaparecer e os estoques parecem estar voltando ao normal. Já informamos sobre os preços das placas de vídeo diminuindo, o que sem dúvida será auxiliado pela recente queda das criptomoedas. 

A Intel também acaba de lançar seus processadores móveis, enquanto a AMD lançou seu primeiro processador com V-Cache juntamente com uma série de CPUs de desktop renovadas. A AMD também acaba de lançar a linha Zen 3 para Chromebooks. Apesar de ser uma “calmaria” entre as arquiteturas de ambas as empresas, elas ainda estão trabalhando duro.

Preços de GPUs estão caindo em diversos países

Preços de GPUs estão caindo em diversos países
Levantamento observa queda nos valores das placas de vídeo em comparação a fevereiro

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Extreme Tech
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.