Índice do Artigo

Notícias

Morre Paul Baran, um dos pioneiros da Internet

O engenheiro Paul Baran, responsÁvel por desenvolver alguns dos fundamentos da Arpanet, rede militar americana que deu origem à Internet, morreu aos 84 anos no último sÁbado (26/03) devido a complicações causadas por um câncer no pulmão.

Nascido na Polônia em 1926, mudou-se para os Estados Unidos dois anos depois, onde formou-se em Engenharia Elétrica e realizou estudos para elaborar uma forma eficiente e segura de comunicação.

Baran criou, nos anos 60, em meio à tensão nuclear entre os Estados
Unidos e a União Soviética, uma solução de controle e comunicação que
poderia sobreviver a um eventual desastre. A ideia era estruturar uma
rede descentralizada, sem um comando central que pudesse ser destruído
por inimigos.

Dessa forma, o engenheiro imaginou uma rede composta por diversos nós funcionando como switches que direcionam as informações para o seu destino. Baran também desenvolveu o conceito de pacotes, que agregam dados e trafegam por diferentes caminhos até que chegam à sua destinação, onde são reconstruídos.

Esses preceitos de Baran foram fundamentais para a criação da Arpanet, uma vez que permitem a existência de uma rede menos vulnerÁvel a ataques. A Arpanet deu origem à Internet como conhecemos hoje que, apesar de muito mais evoluída em relação hÁ décadas atrÁs, continua funcionando sobre os mesmos princípios desenvolvidas por Baran.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções