Créditos: AMD
- Publicidade -

AMD Zen4 pode ter melhoria de até 24% em instruções por ciclo em comparação ao AMD Zen3

Esse deve ser o maior aumento entre gerações Ryzen

A AMD vem melhorando significativamente toda nova geração de CPUs Ryzen. E de acordo com informações de fontes do canal Moore's Law is Dead (MLID), conhecido leaker, com a chegada dos Ryzen 7000 "Raphael", baseados em Zen 4, o salto de desempenho será o maior de todos. É esperado um aumento de até 24% de desempenho em IPC comparado com a atual arquitetura Zen 3.

O canal diz que o desempenho com instrução por ciclo (IPC) dos CPUs Zen 4 deve ser o maior de todos com os 24% de aumento. Maior ainda que a diferença entre Zen 3 e Zen2, que chegou a cerca de 19%. Com maior IPC e clocks, o desempenho single thread aumentaria entre 28 a 37%.

Rumores anteriores, embora recentes, apontavam para clocks de 5.2 GHz em CPUs de 8 núcleos e 16 threads da geração "Raphael", o que seria um aumento de cerca de 10% comparado com o Ryzen 7 5800X, processador com mesma configuração de núcleos e threads. As novas informações não oficiais que vêm do canal MLID apontam para um aumento de até 14%.

Em relação ao aumento de desempenho com múltiplo núcleos, que obviamente deve acontecer, não foi especificado nenhum detalhe pelo canal.

- Continua após a publicidade -

Sugestões do canal MLID sobre o aumento de desempenho com Zen 4

  • 5-24% aumento de IPC (sobre Zen 3)
  • 8-14% aumento de clock (sobre Zen 3)
  • 28-37% aumento de performance em single thread (sobre Zen 3)
  • Aumento de performance multi thread (sobre Zen 3)
  • 1 MB L2 / 4 MB L3 por núcleo (vs 512 KB / 4 MB L3 por núcleo Zen 3)
  • Suporte PCIe 5.0 (com mais lanes)
  • Suporte a memória DDR5/LPDDR5 (DDR5-5200+)

O canal ainda comenta sobre o estados dos novos CPUs mainstream e para servidores, bem como seus prazos estimados de lançamento. A sétima geração de processadores AMD Ryzen "Raphael" ainda estão previstos para a segunda metade deste ano. Os exemplares de engenharia estão em testes e a produção do produto final deve começar logo.

Já os CPUs AMD EPYC Genoa 7004 estão previstos para o último trimestre deste ano, passando agora pelo período de testes. Para a primeira metade do ano que vem, são esperados Ryzen 7000 Dragon Range, Ryzen 7000 Phoenix e Threadripper 7000 Storm Peak.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.