Créditos: VESA
- Publicidade -

Primeiros dispositivos com DisplayPort 2.0 recebem certificação; 2x mais banda do que HDMI 2.1

Certificações abrem portas para mais empresas aderirem ao padrão

A versão 2.0 do DisplayPort foi revelado pela Video Electronics Standards Association (VESA) em 2019, mas os usuários que buscavam conexões com alta taxa transferências ainda não tem acesso a um dispositivo que suporte a tecnologia. Isso parece prestes a mudar, já que três fabricantes revelaram esta semana que passaram na certificação DisplayPort 2.0.

A VESA anunciou que o processador para laptop AMD Ryzen 6000 agora está credenciado para suportar DisplayPort 2.0 a uma taxa de link de 10 Gbps conhecida como Ultra-high Bit Rate 10 (UHBR10). Com o DisplayPort 2.0, os produtos podem atingir taxas de link ainda mais altas chamadas UHBR13.5 e UHBR20 que suportam até 80 Gbps, embora nenhum dispositivo tenha sido certificado para esses padrões ainda.

Também foi revelado que os fabricantes de chipsets MediaTek e RealTek passaram a certificação UHBR para DisplayPort 2.0, o primeiro para um dispositivo desconhecido e o último para suas soluções de transfrência de dados.

Esta semana, a VESA apresentará os produtos DisplayPort 2.0 pela primeira vez na conferência da Society for Information Display na Califórnia. A demonstração incluirá um PC baseado em Ryzen 6000 conectado a um cabo certificado DP40 e um monitor usando chipsets MediaTek certificados executando vídeo 4K a 144Hz sem a compressão de imagem usada pelos monitores com alta taxa de atualização existentes no mercado hoje. 

- Continua após a publicidade -

Alta taxa de transferências

O DisplayPort 2.0 pode lidar com quase o triplo da largura de banda de seu antecessor, DisplayPort 1.4, e pode fornecer um único fluxo de vídeo HDR não compactado a [email protected] HDR ou [email protected] Ele pode até suportar dois monitores HDR com 4K a 120Hz ou quatro a 4K a 60Hz e, se 4K e 8K não oferecerem pixels suficientes para o seu gosto, ele pode até suportar 16K a 60Hz com compressão de dados.

Falando sobre certificações, James Choate, gerente do programa de conformidade da VESA, disse: 

Esses desenvolvimentos mais recentes no Programa de Certificação DisplayPort UHBR representam grandes avanços na implementação do ecossistema DisplayPort UHBR para novos produtos de vídeo, tela e cabo que suportam resoluções mais altas e taxas de atualização.

E continuou: “A certificação de dispositivos de referência UHBR deve passar por testes rigorosos para garantir que eles atendam aos requisitos descritos no DisplayPort 2.0 CTS. Temos o prazer de anunciar que um conjunto de silício de referência foi verificado para atender aos requisitos da especificação DisplayPort 2.0 por meio de nossa certificação A VESA agora tem a infraestrutura de teste para avaliar e certificar produtos finais OEM, e estamos prontos para trabalhar com o ecossistema para trazer chipsets DisplayPort e IP de próxima geração ao mercado."

- Continua após a publicidade -

Felizmente, isso significa que, embora você ainda não possa comprar um computador ou monitor que suporte DisplayPort 2.0, a disponibilidade comercial não estará muito longe de acontecer.

Intel confirma que sua GPU Arc Alchemist terá suporte para DisplayPort 2.0

Intel confirma que sua GPU Arc Alchemist terá suporte para DisplayPort 2.0
Anuncio acontece um dia após a AMD incluir suporte para DP 2.0 nos seus drivers

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: What Hi Fi
Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.