Créditos: Asus
- Publicidade -

ASUS alerta: vendas de PCs devem cair até 10% no segundo trimestre de 2022

E a situação deve ser ainda pior entre placas de vídeo e placas-mãe
Por Raphael Giannotti 12/05/2022 17:20 | atualizado 12/05/2022 17:20 Comentários Reportar erro

Muitas opiniões divergentes sobre a normalização na indústria de hardware apontam para várias lados diferentes. Para Asus, o envio de PCs e notebooks deve enfrentar uma queda de 10% no segundo trimestre. Já em relação as vendas de placas de vídeo e placas-mãe, o prejuízo pode chegar até 15%, comparado com o trimestre anterior.

A reportagem do DigiTimes (paywall) ainda cita o levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado, Mercury Research, que espera um declínio ainda maior na casa dos 30%. Essa baixa que deve ocorrer entre abril e junho, de acordo com a Asus, por motivos muito conhecidos: pandemia, guerra na Ucrânia, inflação e recessões em alguns territórios.

A queda no envio de GPUs tem a depreciação das criptomoedas como principal fator. E esse cenário só não vai ser pior, porque a procura por esse componente por parte dos PC gamers ainda é grande, de acordo com a Asus. É válido notar que, depois da queda das criptomoedas, ficou bem mais fácil encontrar uma placa de vídeo no mercado, embora os preços ainda estejam inflacionados.

Durante o primeiro trimestre, 66% da receita da Asus veio das vendas de PC de mesa e notebooks. Já componentes, como placa de vídeo, placa-mãe, entre outros, foram responsáveis por 33% do lucro e somente 1% veio das vendas de smartphones, segmento que não é o foco da gigante de hardware.

- Continua após a publicidade -

Apesar da Asus dizer que a cadeia de suprimento de diversos chips não se encontra mais em uma situação de baixa oferta, os PMIC, chip específico de memórias DDR5, ainda enfrenta escassez, principalmente por conta dos recentes lockdowns na China, onde ficam muitas fábricas, ainda devido ao COVID-19.

Já a Corsair pensa diferente. A empresa acredita que haverá um aumento na montagem de PCs com o preço das placas de vídeo baixando cada vez mais. Sua previsão não é para tão logo, pois a fabricante imagina esse cenário acontecendo a partir do segundo semestre, que começa mês que vem, se estendendo até 2023.

A TSMC, uma das maiores fundições do mundo, deve aumentar seus valores em 9%, o que deve dificultar ainda mais o retorno à normalidade. Mesmo com a pandemia amenizando, criptomoedas desvalorizando e cada vez mais ofertas de placas de vídeo, esse item, que mais sofreu nos últimos anos, ainda não teve sua situação normalizada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
Assuntos
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.