Índice do Artigo

Segurança

Este site adivinha o que você digita em um teclado desligado só pelo barulho das teclas

Este site adivinha o que você digita em um teclado desligado só pelo barulho das teclas
Créditos: Keytap3

Já vimos teclados holográficos que funcionam em cima de superfícies lisas e que são bastante interessantes, mas esse site leva as oportunidades para teclados a um nível diferente. Com o site Keytap3, é possível escrever um texto mesmo que seu teclado não esteja conectado a nada – apenas através do barulho das teclas.

A tecnologia criada por Georgi Gerganov “funciona agrupando os pressionamentos de tecla detectados com base em sua semelhança sonora e, em seguida, usando informações estatísticas sobre a frequência da letra n-grams no suposto idioma do texto (por exemplo, inglês)”. O criador do software continua sua explicação dizendo que algumas combinações de letras são usadas com mais frequência do que outras, e com esse conhecimento e rapidez com que muitos podem digitar grupos de letras comumente usados, graças à memória muscular, algumas suposições também são feitas. 

Apesar de ser bastante interessante, a ferramenta não é perfeita e possui alguns limites. Para começar, ela foi criada pensando na língua inglesa, o que dificulta bastante caso você queira usar ela em português, por exemplo. Além disso, antes de começar a digitar seu texto, é preciso fazer um teste com 100 palavras e frases pré-selecionadas, usando apenas letras minúsculas e espaço sem ultrapassar 250 caracteres por minuto, e o microfone que estiver usando para captar o som do teclado precisa estar na mesma posição tanto no teste quanto na digitação livre. 

Por fim, claro, o processo todo pede um teclado mecânico, bastante conhecido por fazer mais barulho que teclados de membrana. 

O software do Keytap3 está passando por testes de sua terceira versão, que, idealmente, acabará com esse pré-teste. A pessoa só precisará do microfone e um aplicativo que aparentemente pode até ser incorporado e executado diretamente em uma página da web.

Outro lado dessa ferramenta, como comenta a publicação do Gizmodo, é que esse tipo de software poderia ser usado por hackers, que já conhecem vários meios até mais complexos para comprometer a segurança de informações através do uso de um teclado para computador.

O que você acha dessa tecnologia? Deixe nos comentários!  

Via: Gizmodo

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções