Créditos: Divulgação/Microsoft
- Publicidade -

Nova patente da Microsoft descreve sistema que adiciona jogos físicos à biblioteca digital do Xbox

O novo sistema permitia autenticar discos de jogos em plataformas como o Xbox Series S
Por Felipe Gugelmin 11/05/2022 13:33 | atualizado 11/05/2022 13:33 Comentários Reportar erro

A Microsoft registrou recentemente uma patente que pode eliminar de vez as barreiras entre jogos digitais e físicos. Segundo os documentos registrados pela companhia, a versão de caixinha de um game do Xbox poderia ser autenticada de forma a permitir que um consumidor também o acessasse como parte de sua biblioteca digital de jogos.

Sob o novo sistema, sequer seria preciso que o disco do jogo ficasse dentro do console para que a verificação de posse fosse confirmada — algo que acontece atualmente com alguns títulos da retrocompatibilidade do Xbox, por exemplo. Enquanto muitos títulos continuam a receber versões físicas, muitas vezes elas sequer trazem os arquivos completos de um jogo, ou deixam de funcionar caso não recebam uma atualização.

A nova patente da Microsoft surgiria como uma solução para usuários que querem fazer a migração para o Xbox Series S, que não possui um leitor de discos. Com o novo sistema, os consumidores não precisariam se preocupar em perder acesso à biblioteca do Xbox One ou do Xbox 360, por exemplo.

Patente lembra planos da empresa para o Xbox One

Nos documentos registrados pela empresa, não há detalhes se a autenticação ligaria um jogo físico permanentemente a uma conta do Xbox, ou se isso seria feito de maneira temporária — o que parece mais provável. Conforme aponta o site GameRant, a solução proposta é semelhante à ideia inicial que a Microsoft tinha para o Xbox One, que foi mal recebida pelo público.

Em 2013, a empresa chegou a divulgar um plano no qual jogos físicos ficariam atrelados permanentemente a uma conta do Xbox — o que impediria sua revenda para outros jogadores, por exemplo. Os planos da companhia foram bastante criticados, o que fez com que ela decidisse retrabalhá-los totalmente, descartando tanto as boas quanto as más ideias contidas neles.

- Continua após a publicidade -

A patente registrada recentemente também trabalha com a ideia de que a autenticação dos discos de jogos poderia ser feita através de um leitor externo, mas não deixa claro se ele se trata de um acessório criado especificamente com esse objetivo. Assim como outros registros, não há garantia de que esse vá resultar em um produto real, mas é interessante ver as soluções que a Microsoft está estudando para o futuro da distribuição digital.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Game Rant
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.