Créditos: Divulgação: Intel
- Publicidade -

CPUs de notebooks mais poderosos? Intel lança a linha HX

Modelos contam com até 16 núcleos híbridos
Por Diego Kerber 10/05/2022 13:15 | atualizado 10/05/2022 13:15 Comentários Reportar erro

A Intel anunciou durante seu evento Intel Vision uma nova linha de processadores de 12ª geração Intel Core para notebooks, os Intel HX. Com sete modelos, essa linha traz a arquitetura híbrida a um nível ainda não apresentado pela empresa, entregando modelos com até 16 núcleos ao total. Com foco em sistemas de alta performance, a Intel ampliou para 55W a dissipação de calor, mostrando que esses modelos podem estar presentes em workstations de grande porte.

A linha será composta por modelos Intel Core i5, Core i7 e Core i9, todos com foco em profissionais de CAD e aplicações avançadas de renderização e gamers entusiastas, que demandam alta performance e paralelismo. Os modelos utilizam a arquitetura híbrida presente na geração Alder Lake de produtos da Intel, com o uso combinado de núcleos de performance e também núcleos de eficiência.

Com essa linha, a Intel iguala a configuração disponível nos desktops, com configuração máxima de 16 núcleos. A microarquitetura Alder Lake faz com que os núcleos de alta performance consigam gerar dois threads por núcleo físico, o que faz com que a contagem chegue a um total de 24 threads disponíveis, ampliando o potencial de paralelismo - a capacidade de realizar múltiplas ações em simultâneo. 

A plataforma vem atualizada com suporte ao PCIe 5.0 e a confiabilidade das memórias no padrão ECC (Error Correction Code, ou código de correção de erros) com suporte a até 128GBs de memórias DDR5/LPDDR5 (chegando a 4800MHz e 5200MHz, respectivamente) e DDR4/LPDDR4 (até 3200MHz e 4267MHz, respectivamente), e também a presença de modelos desbloqueados, com possibilidade de overclock pelo consumidor tanto das memórias quanto dos núcleos do processador.

- Continua após a publicidade -

A Intel estima que ao menos 10 modelos de workstations e notebooks gamers entusiastas serão lançados ainda este ano, de empresas como Dell, HP, Lenovo e outras.

Antes da introdução da linha HX, o modelo mais potente para notebooks por parte da Intel era o Intel Core i9-12900HK, com um total de seis núcleos de performance e oito de eficiência, e com isso já havia se tornado nosso recordista em múltiplos de nossos testes de performance. Com mais dois núcleos e quatro threads de performance, dá para esperar resultados ainda mais impressionantes dessa nova linha da Intel.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Intel Newsroom
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.