Créditos: Lorenzo Drago
- Publicidade -

Perfeição gráfica! Demo de estação de trem feito em Unreal Engine 5 vai deixar você impressionado

"Is this the real life? Is this just fantasy?"

Nós já sabemos que o realismo da Unreal Engine 5 impressiona, mas ainda não vimos toda a sua capacidade. O artista 3D Lorenzo Drago criou uma cena que se passa em uma estação de trem japonesa que existe de fato. A estação Etchu-Daimon recriada pelo artista é tão impressionante, que é realmente difícil dizer se trata de uma animação ou uma filmagem real.

Na página onde ele publicou sua criação, ele conta que trabalhou em toda modelagem, texturas, iluminação e animação, com exceção das folhas. Como dito antes, tudo está rodando em Unreal Engine 5, com iluminação feito com Lumen.

"Para esse projeto, eu queria chegar o mais perto possível do fotorrealismo. Eu usei "camera matching" para conseguir proporções precisas e fiz uso cuidadoso da referência", conta Drago. A técnica citada, "camera matching", consiste no ajuste do ponto de vista, trabalhando perspectiva, para posicionar os objetos de forma proporcional, simulando a realidade.

- Continua após a publicidade -

Lorenzo Drago conta que fez todas as texturas do zero com a aplicação Painter e a filmagem foi feita usando VR tracking para emular o uso da câmera e da lanterna. O resultado, você conferiu no vídeo. Uma animação tão real, que facilmente faz até o gamer mais experiente olhar várias vezes para ver se é real ou não, o que dizer, então, dos que estão despreparados?

Toda a cena conta com detalhes absurdamente reais. Desde a iluminação praticamente perfeita, até pequenos detalhes nas ferragens, madeira descascada, os detalhes mais distantes, a forma como a câmera se mexe, a iluminação noturna, as sombras criadas pela lanterna, tudo incrivelmente realista.

O artista conta que esse não deve ser um caminho seguido pela indústria dos games: "Eu acho que parte disso é que os jogos devem alterar proporções para tornar objetos mais legíveis ou para fazer a navegação mais fácil. Para esse projeto, eu fui capaz de chegar perto das proporções da vida real em tudo. Além disso, tem o fato de que, já que tudo é renderizado em alta resolução, muitos artefatos comuns não são notáveis".

"Ser comparado com fotogrametria é um grande elogio, mas não, eu só tentei replicar as referências o mais perto possível", disse o criador da cena, que não foi até o local real . "Eu acho que comparado com meus projetos mais velhos, eu finalmente fui capaz de aumentar o nível meu trabalho com material e textura. Foi quase um experimento, então fico feliz que fui capaz de conseguir esse nível de realismo".

- Continua após a publicidade -

Seu trabalho chamou a atenção dos japoneses: "Muitas pessoas japonesas nas redes sociais ficaram surpresos com a minha escolha por essa estação", disse Drago. Infelizmente é difícil achar imagens reais da estação japonesa para compararmos, ainda mais agora com o trabalho do artista por todo lugar. Qualquer busca vai nos levar até sua criação. 

Agora a pergunta que não quer calar: conseguiu ver alguma imperfeição no vídeo? Comenta aí.

Confira os jogos que estão sendo desenvolvidos em Unreal Engine 5 até agora

Confira os jogos que estão sendo desenvolvidos em Unreal Engine 5 até agora
Alguns deles ainda não contam com conteúdo revelado

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gamesradar
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.