Governo aumenta IOF para compras com cartão de crédito no exterior

Começa a vigorar hoje um decreto um aumento, de 2,38% para 6,38% na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras com cartão de crédito no exterior. A medida foi estabelecida pelo decreto 7.454, assinado pela presidenta Dilma Roussef em 25/03 e publicado hoje no DiÁrio Oficial da União.

Segundo informações da Agência Brasil, o medida tem como objetivo conter a queda do dólar ao desestimular o uso do cartão de crédito na importação e atende a uma demanda empresarial, jÁ que os gastos com produtos estrangeiros afetam o consumo de produtos locais. Com a alta do IOF, o governo espera compensar parte da perda de arrecadação verificada com a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física.

A medida entra em vigor a partir de hoje, 28/03/2011, e afeta operações de câmbio liquidadas após trigésimo dia subsequente à data da publicação.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.