Créditos: Shutterstock
- Publicidade -

Mineradores em festa: LHR das GPUs NVIDIA RTX 30 foi completamente desbloqueado

O LHR pode ser “desligado” em quase todas GPUs Ampere

Quando a Nvidia lançou sua placa de vídeo da arquitetura Ampere, com o Lite Hash Rate (LHR) sendo vendido como um “limitador antimineração” de Ethereum, o mundo sabia que era apenas uma questão de tempo até que alguém ou uma equipe quebrasse o bloqueio. A NiceHash, a empresa que projetou o software QuickMiner e o minerador Excavator, finalmente quebrou o algoritmo da Nvidia, liberando as placas de vídeo LHR para seu desempenho 100% de mineração de Ethereum.

Desde a introdução do LHR há um ano, muitos tentaram contornar o limitador anti-mineração. Softwares de mineração como o NBMiner conseguiram recuperar até 70% de desempenho em placas de vídeo LHR. Enquanto isso, outros programas como o T-Rex foram mais criativos e permitiram a mineração simultânea de duas criptomoedas distintas para fazer bom uso dos 30% restantes. Aproveitando as esperanças dos mineradores, uma equipe “obscura” lançou um suposto LHR Mining Unlocker, que acabou sendo malware. 

O QuickMiner suporta apenas o algoritmo DaggerHashimoto (Ethash) em seu estado atual. O software funciona bem no Windows, mas os mineradores do Linux terão que esperar até que o NiceHash habilite o suporte para o recurso. 

- Continua após a publicidade -

LHR pode ser desligado em quase placas de vídeo

O desenvolvedor disse que o QuickMiner pode desbloquear quase todas as placas de vídeo com arquitetura Ampere, as principais exceções são a GeForce RTX 3050 e a GeForce RTX 3080 12GB, que supostamente usam um algoritmo LHR mais recente (LHRv3). 

Os preços das placas de vídeo estão caindo e estamos começando a ver uma melhor disponibilidade nos varejistas, com algumas GPUs sendo vendidas no preço próximas ao preço sugerido (fora do do Brasil). Portanto, a chegada do QuickMiner não deve influenciar o estado atual do mercado, a menos que as grandes corporações queiram comprar tudo antes da transição do Ethereum para Proof-of-Stake (PoS), muitas vezes referido como "The Merge". 

Vemos isso como improvável, considerando que a lucratividade atual, mesmo em um 3080 Ti, fica em torno de US$ 3,50 por dia e ainda precisaria de quase um ano para equilibrar as taxas atuais. Inicialmente agendado para junho, The Merge não será finalizado rapidamente, como o desenvolvedor do Ethereum, Tim Beiko, publicou no Twitter.

Será interessante ver se a Nvidia responde a isso com drivers atualizados ou implementa o LHRv3 nas GPUs restantes. No entanto, talvez não valha a pena o esforço neste momento, e todas as placas LHRv2 existentes e anteriores podem permanecer nos drivers atuais para um desempenho de mineração otimizado.

GeForce RTX 3090 Ti foi desbloqueada para 890W com BIOS para overclock extremo

GeForce RTX 3090 Ti foi desbloqueada para 890W com BIOS para overclock extremo
E a placa de vídeo vai além em benchmark

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.