Créditos: Divulgação/Microsoft
- Publicidade -

Servidores do Xbox tiveram "apagão" no final de semana

Problemas na rede online do console impediram até mesmo o acesso a jogos já baixados
Por Felipe Gugelmin 09/05/2022 09:49 | atualizado 09/05/2022 09:50 Comentários Reportar erro

Os últimos dias não foram muito positivos para alguns donos do Xbox, que se viram incapazes de participar de partidas online e até mesmo de acessar títulos digitais que haviam sido adquiridos para um console. Uma instabilidade dos servidores da Microsoft, que afetou diversas regiões do planeta, fez com que checagens básicas da plataforma de mesa deixassem de funcionar corretamente.

Os diferentes “apagões” foram registrados pelos perfis de suporte da empresa na sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), tendo afetado principalmente usuários que se localizavam em diferentes regiões da Europa. As redes sociais foram tomadas de críticas à empresa, especialmente no que diz respeito à forma como ela trabalha com a gestão de direitos digitais (DRM, na sigla em inglês).

A queda do Xbox deixou claro que algo precisa mudar em sua política de DRM, jogos que estã baixados no meu console deveriam ter uma janela de tempo para ficarem offline sem uma nova checagem. Espero que tenhamos alguma clareza e uma solução para evitar isso no futuro”, afirmou o streamer e apresentador de eventos do Xbox Parris Lily em sua conta no Twitter.

Apagão prejudicou acesso a games

Segundo muitos usuários relataram nas redes sociais, o acesso a games digitais comprados estava sendo bloqueado mesmo quando o console usado era configurado como o principal do consumidor. Em uma mensagem publicada pelo funcionário da Microsoft Brad Rossetti, ele sugeriu que reiniciar completamente o console de mesa poderia recuperar o acesso aos jogos que estavam inacessíveis.

Já Jez Corden, do Windows Central, afirmou que as inconsistências sentidas por alguns jogadores estão ligadas ao fato de que o DRM de jogos depende não da Microsoft, mas das exigências das publicadoras. Segundo ele, o tempo necessário para fazer novas checagens online varia dependendo do game que está sendo executado pelo Xbox. 

- Continua após a publicidade -

Para Parris Lily, a Microsoft deveria pelo menos fazer uma postagem no Xbox Wire (seu blog oficial) esclarecendo como as checagens da plataforma são feitas e como os consumidores podem lidar com períodos de instabilidade. Segundo a Microsoft, os problemas relacionados à sua rede já foram resolvidos e ela permanece estável desde a tarde do último domingo.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Eurogamer, Games Radar
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.