Créditos: Nintendo
- Publicidade -

Jogar Super Mario 64 estimula a massa cinzenta do hipocampo no cérebro de adultos, mostra estudo

Entre pessoas que estudam música e não fazem nada, Mario se mostrou muito eficiente

Super Mario 64 é um daqueles jogos definidores de gênero. Ele é considerado um títulos da franquia Mario mais querido e, para a ciência, tem um papel muito importante: o jogo ajuda a aumentar a massa cinzenta no hipocampo do cérebro de adultos mais velhos. Um estudo chegou a conclusão que jogar Super Mario 64 ajuda a evitar algumas doenças neurológicas atreladas à memória, como o Alzheimer.

Os responsáveis pelo estudo iniciam dizendo que já era de conhecimento da ciência que jogos de plataforma 3D "promovem massa cinzenta no hipocampo em jovens adultos". Desta vez, adultos mais velhos entre 55 e 75 anos, passaram por uma experiência jogando Super Mario 64.

Em geral, o experimento colocou essas pessoas divididas em três grupos diferentes: o primeiro foi exposto a lições computadorizadas de piano, o segundo grupo jogou jogos de plataforma 3D como Super Mario 64 e o terceiro grupo não foi exposto a nada diferente. O "treinamento", como o estudo chama, durou 6 meses.

Não somente as pessoas que jogaram Super Mario 64 tiveram aumento de massa cinzenta no cérebro, o mesmo aconteceu com os que tiveram lições de piano. Porém a experiência com o jogo se provou ser ainda mais efetivo nesse sentido. Já as pessoas que não foram expostas a nada, tiveram perda da massa cinzenta no hipocampo e cerebelo.

- Continua após a publicidade -

O estudo aponta que a experiência com jogos que exigem resolução de problemas são benéficos para o nosso cérebro. Porém comparando um treinamento anterior onde jovens, em diferentes grupos, jogaram Super Mario 64 e Super Mario 3D World e jogos 2D, as atividades cerebrais se mostraram mais intensas e com os benefícios citados positivamente para o lado dos jogos em três dimensões.

O artigo cita outras vezes "jogos de plataforma 3D", o que nos leva a crer que não somente Super Mario 64 seja o herói dessa situação, mas muitos outros títulos do mesmo gênero podem acabar se encaixando no que o estudo aponta.

Por mais que atualmente a indústria de games não esteja mais focando tanto em títulos de plataforma 3D quanto nos anos 90 até começo de 2000, hoje temos jogos como Ratchet & Clank: Rift Apart, It Takes Two, Crash Bandicoot e Spyro the Dragon que voltaram, entre vários títulos da Nintendo nos últimos anos, campeã em investimento no gênero.

Particularmente, Super Mario 64 marcou minha vida gamer e é um título que sempre volto a visitar todo ano. À luz do estudo, estou fazendo minha lição de casa. E você, está também? Conta aí se curte jogar jogos de plataforma 3D.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Journals Plos
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.