Créditos: NVIDIA
- Publicidade -

GeForce RTX 3090 Ti foi desbloqueada para 890W com BIOS para overclock extremo

E a placa de vídeo vai além em benchmark

A NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti é a atual GPU topo de linha do mercado, embora parece que a AMD está vindo com uma solução tão boa quanto. Depois de se mostrar eficiente com undervolt para 300W, a GPU que opera a 450W de fábrica foi destravada para operar a incríveis 890W. O usuário do Twitter MEGAsizeGPU publicou um print do GPU-Z revelando o feito.

A RTX 3090 Ti usada foi da Asus e uma BIOS especial para overclocking extremo foi necessário para destravar a placa de vídeo. A BIOS usada nessa situação é a mesma que costuma ser usada em competições de quebra de recordes usando nitrogênio líquido.

Apesar de ter sido desbloqueada para para 890W via BIOS XOC, MEGAsizeGPU conseguiu fazer sua RTX 3090 Ti atingir 945W rodando o benchmark FurMark. Nessa situação, somente a GPU chegou a inacreditáveis 822W, o resto é uma somatória de todos os componentes da placa. O dono da placa diz que sua fonte é uma Seasonic Prime GX1300, menos mal.

- Continua após a publicidade -

A maioria RTX 3090 Ti vem com um conector de 16 pinos que fornece o máximo de 600W, de acordo com especificações oficiais. Modelos como Galax HOF e EVGA Kingpin, no entanto, contam com dois desses conectores, elevando ainda mais as margens para overclock extremo.

Teoricamente, as placas citadas acima com dois conectores de 16 pinos forneceriam significativamente mais do que os 945W consumidos, já que no papel, dois desses conectores juntos entregam 1200W. Como o próprio TechPowerUp mostra, alguns modelos de RTX 3090 Ti passam dos 450W padrões, chegando a 528W no caso da RTX 3090 Ti Founders Edition.

A BIOS para overclocking extremo pode ser encontrada em fóruns como o Chiphell no próprio TechPowerUp. É sempre válido lembrar que qualquer alteração do tipo pode causar danos irreversíveis às placas de vídeo, independentes se forem um SKU topo de linha ou de entrada. 

- Continua após a publicidade -

Nessa outra notícia mostramos como a RTX 3090 Ti também rende bem abaixo do valor de 450W estipulado de fábrica. Operando com undervolt para 300W, a placa consegue ter o desempenho de uma RTX 3080 Ti, mas consumindo menos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.