Firefox 4 quebra recorde de downloads

A Mozilla conseguiu quebrar um recorde extraoficial de downloads no segundo dia do lançamento do Firefox 4. Durante as 24 horas, o browser foi baixado 8 milhões e 750 mil vezes, superando a marca do dia do lançamento, que foi de 7 milhões e 100 mil downloads.


O número supera o recorde estabelecido pelo Firefox 3.0, no meio de 2008, quando o browser foi baixado mais de 8 milhões de vezes em 24 horas. Na época, a Mozilla fez uma campanha chamada "Download Day", que levou o software ao Guinness.

Apesar dos números terem superado os do Firefox 3.0, o recorde do Firefox 4 não serÁ oficial. Em 2008, um representante do Guinness auditou os servidores da Mozilla para certificar o número de downloads. Desta vez, nenhum representante acompanhou os downloads.

o Firefox também superou a marca do Internet Explorer 9 em quase quatro vezes. O recorde de downloads do browser da Microsoft foi de 2,4 milhões em 14 de março, primeiro dia de lançamento.

O fato não surpreende, porém, os analistas, que citam a alta demanda pelo Firefox devido a meses de atrasos e a diferença entre os usuÁrios do IE e do Firefox.

"A base de usuÁrios do Firefox é composta primariamente por usuÁrios domésticos, com um percentual muito menor de usuÁrios corporativos," disse Al Hilwa, analista da IDC. "A maior parte dos usuÁrios corporativos do IE trabalham em ambientes fechados, onde a atualização é controlada pelo setor de TI e, portanto, mais lenta."

Outra vantagem é o fato do Firefox 4 rodar no Windows XP, o sistema operacional de 10 anos que o IE9 deixou pra trÁs. "Suportar o XP vai levar a um aumento do market share do Firefox 4 conforme o HTML5 se proliferar e usuÁrios com mÁquinas com XP quiserem participar disto," disse Hilwa. De acordo com estatísticas da Net Applications, o XP responde por mais de 61% das cópias do Windows em uso no momento.

- Continua após a publicidade -

A contrÁrio do IE9, o Firefox 4 também roda no Mac OS X e no Linux. Por causa dessas vantagens, Hilwa tem boas expectativas para o Firefox. "Tudo indica que o Firefox 4 serÁ um 'blockbuster' para a Mozilla, ajudando eles a recuperarem o espaço que vinham perdendo, pelo menos por algum tempo.

As 9h30 de 28 de março, quando este texto foi publicado, o Firefox 4 jÁ havia sido baixado mais de 37,7 milhões de vezes, de acordo com o contador oficial

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.