Créditos: Gigabyte
- Publicidade -

Para estações de trabalho: Gigabyte revela novas placas-mãe para AMD WRX80 e Intel W680

Essas placas vêm carregadas de pistas PCIe de quarta e quinta geração

No último mês, a Gigabyte revelou duas novas placas-mãe para workstations em preparação para os processadores Alder Lake de 12ª geração da Intel e os próximos processadores AMD Ryzen Threadripper Pro 5000. A empresa lança os modelos MW34-SP0 para estações de trabalho Intel e MC62 -G41 para AMD Threadripper.

O foco da Gigabyte para as duas placas-mãe está nos usuários que exigem muita potência e desempenho, juntamente com especialistas que precisam de entrada para recursos de servidor. A nova MW34-SP0 é uma placa-mãe de estação de trabalho baseada em Intel utilizada pelo chipset W680. 

A MC62-G41 é a placa-mãe baseada em AMD Threadripper, controlada pelo mais recente chipset WRX80. Ambas as placas-mãe oferecem elementos extras e arranjos de conectividade exclusivos, geralmente não vistos nos mercados de consumo.

Para processadores Intel

A MW34-SP0 é uma das primeiras placas-mãe de estação de trabalho projetadas para os recém lançados Core ‘Alder Lake” de 12ª geração da Intel. Esta placa tem um conjunto de recursos muito semelhante à série Z690 para consumidores casuais da Gigabyte. Mas quando você olha mais a fundo, a Gigabyte adicionou uma série de novos recursos nesta placa que foi trazida da indústria de servidores.

- Continua após a publicidade -

Um aplicativo de monitoramento para monitorar os adaptadores RAID conectados ao sistema. Funcionalidades como, o novo console de gerenciamento Gigabyte — um aplicativo que permite ao usuário uma interface para o sistema específico que está rodando — consiste no monitoramento e gerenciamento da saúde do sistema primário, rodando em uma interface gráfica por meio de de um navegador da Web, permitindo acesso à linha de comando remotamente. 

Outras opções incluem suporte para uma interface de gerenciamento de plataforma inteligente, ou IPMI, um dispositivo separado que permite ao usuário acessar a máquina host e a BIOS remotamente.

A placa-mãe de estação de trabalho MW34-SP0 da Gigabyte também inclui várias opções de conectividade, tornando-a igual à série de placas-mãe de consumo Z690 da empresa. A bordo, os usuários podem esperar dois slots PCIe Gen 5.0 x 16 — um com suporte para oito linhas de conector e quatro com suporte para conexões PCIe Gen 3.0. As opções de armazenamento são três slots de unidade M.2 2280 e um slot de placa WiFi 2230.

- Continua após a publicidade -

A parte traseira da placa-mãe é escassa quando se trata de conexões de E/S, especialmente quando alinhada com as placas Gigabyte Z690. As opções disponíveis são duas conexões LAN (uma para o conector Ethernet de 2,5 GB), três portas de áudio e quatro portas USB 3.2 (uma configurada para uma conexão USB Tipo C). Por último, a Gigabyte oferece uma porta HDMI, DisplayPort e VGA.

Não espere utilizar memória DDR5 porque a placa-mãe da estação de trabalho MW34-SP0 suporta apenas a tecnologia de memória DDR4, com mais de 3200 MHz suportado pelo fabricante para opções não-ECC e ECC. O surpreendente é que a empresa permite que o processador seja overclockado junto com a memória devido ao chip W680. 

Para processadores AMD

A MC62-G41 da Gigabyte aumenta os recursos para os usuários oferecendo um formato de baia eletrônica compacta, ou CEB, um design que mede 305 mm x 267 mm, o que é bastante significativo em comparação com outras placas-mãe. A MC62-G41 garante potência para as 154 pistas PCIe Gen 4 oferecidas pelo chipset WRX80 e pelo processador AMD Threadripper 5000 Pro, que será lançado em breve. Por fim, esta placa-mãe tem sete slots PCIe 4.0 x 16.

Com oito slots DDR4 ao redor do soquete do processador sWRX8. Cada slot suporta memórias de até 3200 MHz com e sem ECC. A capacidade máxima de memória da MC62-G41 é de 2 TB. A empresa também economizou em portas traseiras adicionais para entrada e saída, bem como para armazenamento. Dois slots suportam unidades M.2 NVMe e SATA 3, e quatro portas SATA 3 oferecem compatibilidade para unidades SATA de 2,5 e 3,5 polegadas. 

O aspecto mais benéfico do armazenamento da placa-mãe é que ele suporta até três portas SlimSAS para as empresas que desejam acesso a SSDs baseadas em SAS. Completando a parte traseira da placa-mãe há seis portas USB 3.2 Gen 2 (uma que oferece conectividade USB Type-C), três conectores de áudio e um conector de saída VGA individual.

Usuários e empresas podem encontrar mais informações sobre as duas novas placas-mãe da Gigabyte no site da empresa.

Placa-mãe sensacional e imponente não aceita coolers normais, só liquid cooler personalizado

Placa-mãe sensacional e imponente não aceita coolers normais, só liquid cooler personalizado
Mainboard Z690 Aorus Xtreme WaterForce da Gigabyte é um dos projetos mais incríveis que já vimos

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wccftech, Video Cardz
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.