Créditos: Imagem/ Divulgação AMD
- Publicidade -

AMD confirma APUs mobile Zen 4 "Dragon Range" e "Phoenix" para 2023

Já os modelos "Raphael", exclusivos para desktops, farão sua estreia ainda neste ano
Por Andre Bassani 04/05/2022 10:05 | atualizado 04/05/2022 11:39 Comentários Reportar erro

Nesta terça-feira (03), a AMD confirmou as próximas APUs mobile da marca baseadas na arquitetura Zen 4, a mesma que fará sua estreia na série Ryzen 7000 "Raphael", exclusiva para desktops, ainda neste ano. As novas CPUs mobile da marca, chamadas de “Phoenix” e “Dragon Range”, no entanto, só farão sua estreia em 2023.  

 

Novas linhas

“Phoenix” 

A linha “Phoenix” da nova série de processadores Ryzen 7000 é voltada para notebooks gamer com espessura inferior aos 20 mm, ou seja, laptops mais finos. Além de trazer a nova arquitetura Zen 4, ela ainda trará suporte às tecnologias LPDDR5 e PCIe Gen5

No quesito TPD, as novas SKUs móveis devem exigir algo na casa de 35 a 45W. Apesar da AMD confirmar as novas CPUs para o próximo ano, a empresa ainda não apresentou uma data mais específica para o lançamento dos dispositivos.  

“Dragon Range” 

Já a “Dragon Range” servirá para equipar laptops gamer mais exigentes. A AMD promete nesta linha dispositivos com "núcleo, thread e cache mais altos de todos os tempos", o que indica que as novas CPUs da empresa deverão estar presentes em máquinas mobile de alto desempenho.  

Segundo a AMD, a linha foi desenvolvida para notebooks com mais de 20 mm de espessura, aproximadamente 0,78 polegadas.

- Continua após a publicidade -

No quesito energia, o diretor de marketing da empresa, Robert Hallock, comentou à imprensa que a série “Dragon Range” foi desenvolvida para "existir em espaços onde os laptops para jogos estejam conectados a maior parte do tempo nas tomadas". O slide divulgado pela AMD indica que os modelos devem exigir pelo menos 55W

A empresa ainda comentou que usará o mesmo sufixo “HS” para estas CPUs, que já apareceram em outras vezes em modelos AMD. Além do que já foi mencionado, os processadores ainda terão suporte às tecnologias DDR5 e PCIe Gen5.  

Desktop vs Notebook: muda muito a performance?

Desktop vs Notebook: muda muito a performance?
Vamos comparar os produtos nominalmente iguais para ver a diferença!

Mudanças nos relatórios

Além da confirmação das novas linhas de processadores, a AMD disse à imprensa (via The Verge) que, a partir do próximo trimestre, irá dividir os jogos em seu próprio segmento financeiro, abordando as receitas de peças semi-personalizadas como chips PlayStation, Xbox e Steam Deck juntando gráficos Radeon para desktop e laptop. Os processadores Ryzen, no entanto, não devem aparecer nesta ala. 

Novas explicações são prometidas para o mês de junho. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge, VideoCardz
Tags
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.