Índice do Artigo

AMD

CPUs AMD Zen 5 podem ficar para 2024 ou 2025 por prioridade da TSMC à Intel e Apple

CPUs AMD Zen 5 podem ficar para 2024 ou 2025 por prioridade da TSMC à Intel e Apple
Créditos: Wccftech

Os futuros processadores AMD Zen 5 podem ter seu lançamento adiado se a empresa continuar com os possíveis planos de usar o processo de 3 nanômetros da TSMC. A causa disso seria a organização interna da fabricante de semicondutores para os 3nm da próxima-geração, que prioriza a produção para a Intel e Apple.

Essas informações vem através do DigiTimes. De acordo com o que foi divulgado, a Intel e a Apple teriam “investido muito” na aquisição do processo de 3 nanômetros de última geração e estão marcados como clientes ‘VIP’ na hierarquia de produção e entrega da TSMC. outras empresas como a AMD, Nvidia e MediaTek também estariam tentando comprar parte dessa produção, mas ela não começaria antes do final de 2023. Por consequência, produtos dessas três empresas baseados nos 3nm da TSMC seriam adiados para 2024 ou 2025. 

Apesar disso, não é certeza que os processadores Zen 5 usarão de fato o processo de 3 nanômetros da TSMC. O que sabemos é que produtos baseados na arquitetura Zen 4, diga-se os futuros CPUS Ryzen 7000, usarão o processo de 5nm da TSMC, assim como a Nvidia em seus próximos produtos. 

Mas, considerando que a AMD use os 3nm next-gen da TSMC nos produtos Zen 5, a possibilidade mais concreta é que de fato o “lado vermelho da força” adie essas novidades para algum momento de 2024 ou 2025. Como o Wccftech menciona, existem ainda as opções de que a AMD negocie com a TSMC um acesso antecipado ao processo mais recente, o que é menos provável e deixaria a AMD com um “estoque” bastante limitado, ou então utilize uma verão otimizada do nó N5 nos produtos Zen 5. Porém, a empresa já prometeu uma “grande reformulação arquitetônica” para a geração Zen 5, o que nos deixa com a “pulga atrás da orelha”. 

Uma aposta do Wccftech seria a AMD lançar seus produtos Zen 4 ainda este ano, para em 2023 trazer essa mesma arquitetura com V-Cache e o Zen 5 em 2024. Mas isso deve ser tratado como especulação, já que não há menções oficiais da empresa.

Via: Wccftech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções