Créditos: Wccftech
- Publicidade -

CPUs AMD Zen 5 podem ficar para 2024 ou 2025 por prioridade da TSMC à Intel e Apple

As duas empresas teriam "investido muito" na aquisição dos 3nm e estariam marcadas como "VIP"
Por Saori Almeida 03/05/2022 17:13 | atualizado 03/05/2022 17:13 Comentários Reportar erro

Os futuros processadores AMD Zen 5 podem ter seu lançamento adiado se a empresa continuar com os possíveis planos de usar o processo de 3 nanômetros da TSMC. A causa disso seria a organização interna da fabricante de semicondutores para os 3nm da próxima-geração, que prioriza a produção para a Intel e Apple.

Essas informações vem através do DigiTimes. De acordo com o que foi divulgado, a Intel e a Apple teriam "investido muito" na aquisição do processo de 3 nanômetros de última geração e estão marcados como clientes 'VIP' na hierarquia de produção e entrega da TSMC. outras empresas como a AMD, Nvidia e MediaTek também estariam tentando comprar parte dessa produção, mas ela não começaria antes do final de 2023. Por consequência, produtos dessas três empresas baseados nos 3nm da TSMC seriam adiados para 2024 ou 2025. 

Apesar disso, não é certeza que os processadores Zen 5 usarão de fato o processo de 3 nanômetros da TSMC. O que sabemos é que produtos baseados na arquitetura Zen 4, diga-se os futuros CPUS Ryzen 7000, usarão o processo de 5nm da TSMC, assim como a Nvidia em seus próximos produtos. 

Mas, considerando que a AMD use os 3nm next-gen da TSMC nos produtos Zen 5, a possibilidade mais concreta é que de fato o "lado vermelho da força" adie essas novidades para algum momento de 2024 ou 2025. Como o Wccftech menciona, existem ainda as opções de que a AMD negocie com a TSMC um acesso antecipado ao processo mais recente, o que é menos provável e deixaria a AMD com um "estoque" bastante limitado, ou então utilize uma verão otimizada do nó N5 nos produtos Zen 5. Porém, a empresa já prometeu uma "grande reformulação arquitetônica" para a geração Zen 5, o que nos deixa com a "pulga atrás da orelha". 

- Continua após a publicidade -

Uma aposta do Wccftech seria a AMD lançar seus produtos Zen 4 ainda este ano, para em 2023 trazer essa mesma arquitetura com V-Cache e o Zen 5 em 2024. Mas isso deve ser tratado como especulação, já que não há menções oficiais da empresa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Wccftech
Assuntos
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.