Créditos: Intel
- Publicidade -

Intel já fala em arquitetura Meteor Lake (Core de 14ª geração) para 2023

CPUs já entraram no estágio de dar boot em sistema operacional
Por Raphael Giannotti 03/05/2022 17:42 | atualizado 03/05/2022 17:43 Comentários Reportar erro

Enquanto que o mercado ainda está se acostumando com a 12ª geração de CPUs Alder Lake, a Intel já está ansiosa pela 14ª geração Meteor Lake. A responsável pela divisão de negócios para processadores da Intel, Michelle Johnston, disse que os futuros CPUs já "ligam", e o CEO da empresa, Pat Gelsinger, reforçou dizendo que os CPUs Meteor Lake já rodam Windows, Linux e Chrome OS.

"Nós oficialmente ligamos nosso primeiro produto desagregado: Meteor Lake. Um feito incrível, resultado dos esforços de muitos pela Intel. Parabéns, equipe!", tuitou Johnston. Em outubro do ano passado, a Intel já havia finalizado as primeiras baterias de testes de montagem do novo "encapsulamento" destes processadores. Alguns meses depois, os CPUs Meteor Lake já estão funcionando.

Pat Gelsinger, o CEO da Intel, disse em apresentação fiscal sobre o primeiro trimestre deste ano: "Intel 4 Meteor Lake agora deu boot em Windows, Linux e Chrome com sucesso. A velocidade com que o time foi capaz de atingir esse marco é um sinal significativo da saúde de tanto o Meteor Lake e a tecnologia Intel 4"

Diferente da atual geração Alder Lake e a próxima, Raptor Lake, a 14ª geração de CPUs Intel Core irá contar com uma arquitetura diferente. Os chips estão sendo fabricados no novo processo Intel 4, e terão os núcleos híbridos presentes na 12ª geração, e uma arquitetura com empilhamento flexível, segundo a Intel.

- Continua após a publicidade -

Será a primeira vez que a Intel irá adotar essa abordagem na montagem de processadores voltados ao público mainstream. Além disso, a 14ª geração Intel Core irá oferecer desempenho gráfico com a nova geração de gráficos integrados significativamente melhor que as APUs Alder Lake. Os CPUs Meteor Lake virão equipados com até 192 unidades de execução (núcleos gráficos), o dobro do presente na atual geração.

Os processadores Meteor Lake funcionarão exigindo entre 5 e 125w, com SKUs para notebooks e desktops. Até o momento, a Intel não revelou frequências de operação destes CPUs. A 14ª geração de processadores Intel é esperada para o primeiro semestre de 2023.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.