Créditos: AMD
- Publicidade -

Processador AMD Mero (Zen2/RDNA2) aparece rodando em Android OS

Van Gogh, que equipa o Steam Deck, e Mero seriam da mesma família de chips

A inusitada combinação de SoC AMD e sistema Android apareceu na internet. O leaker _rogame publicou uma imagem revelando um dispositivo móvel equipado com a APU AMD "Mero", baseado em núcleos Zen 2 e iGPU RDNA 2, além do Android 10. O aparelho seria um Magic Leap Demophon, headset para realidade aumentada. O restante das informações dizem que o CPU tem 8 núcleos, o dispositivo tem 1GB de memória e resolução de tela de 720x920 para cada olho.

A APU AMD Mero apareceu pela primeira vez 2019 através de rumores e vazamentos. Essas informações não oficiais nos levam a crer que se trata do mesmo chip que equipa o PC portátil da Valve, o Steam Deck, que utiliza a APU AMD "Van Gogh". De acordo com esse leaker, o SoC que equipa o Steam Deck é mais complexo e conta com mais recursos, como mais lanes PCIe.

Uma listagem publicada pelo conhecido leaker Komachi em 2020, mostra que tanto o chip Van Gogh, quanto o Mero contam com a mesma ID. Junto com essas duas famílias de APU, está também a quarta geração Ryzen, formada pelas APUs "Renoir", que também é identificada da mesma forma que as outras duas séries.

- Continua após a publicidade -

Enquanto que os chips que foram para o Steam Deck receberam otimizações e mudanças para o portátil, acredita-se que Mero também tenha sido adequado para um uso específico, como o divulgado agora. Apesar de existir a possibilidade de serem os mesmo chips, o Steam Deck e o óculos para realidade virtual da Magic Leap tem propósitos totalmente diferentes. 

A APU da AMD foi testada no benchmark BaseMark GPU, feito no Android 10, em Vulkan e OpenGL. A APU com gráficos RDNA 2 se saiu melhor que as APUs Ryzen 4000, que contam com gráficos integrados baseados em Vega.

Algo que vale ressaltar é que todas essas séries de APUs da AMD são bastante eficientes, principalmente porque equipam dispositivos móveis. A APU Van Gogh, que equipa o Steam Deck, por exemplo, tem TDP máximo de 15W. Processamento para realidade virtual pode ser até mais pesada que rodar jogos AAA, então não é tão difícil imaginar que a APU Mero tenha ajustes que elevem o desempenho, consumindo mais.

RDNA 2 integrado: vocês pedem, a gente testa AO VIVO!

RDNA 2 integrado: vocês pedem, a gente testa AO VIVO!
Vamos desafiar o novo gráfico integrado da AMD em processadores

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.