Créditos: Divulgação/Razer
- Publicidade -

Morre Robert Krakoff, cofundador da Razer e inventor do mouse gamer

O Razerguy ajudou a estabelecer a empresa como um dos maiores nomes do mundo dos acessórios
Por Felipe Gugelmin 02/05/2022 12:00 | atualizado 02/05/2022 12:00 Comentários Reportar erro

Um dos nomes mais influentes da indústria de acessórios para games, Robert “Razerguy” Krakoff faleceu na última semana aos 81 anos de idade. Um dos responsáveis pela fundação da Razer (e ex-presidente da empresa), ele ajudou a definir o que os consumidores esperam de mouses e outros acessórios focados em aumentar o desempenho em jogos eletrônicos.

Em 1999, Krakoff lançou o primeiro mouse gamer conhecido do mundo: o Razer Boomslang. Vendido em dois modelos — um de US$ 69,99 e outro de US$ 99,99 —, o dispositivo chamava a atenção pelos botões com tamanho generoso e pelo design chamativo em relação com os produtos da época.

Trazendo sensibilidade máxima de 2000 dpi, o produto se diferenciou por trazer botões programáveis por software e por ser rapidamente adotado pela comunidade de jogadores profissionais. Entre aqueles que ajudaram a promover o Boomsland estava Johnathan “Fatal1ty” Wendel, que chegou a assinar um contrato de patrocínio com a Razer.

Razer foi criada por agência de marketing

Enquanto o Boomslang foi lançado em 1999, a Razer como companhia individual só surgiu em 2005, quando Krakoff se uniu ao atual CEO Min-Liang Tan. O primeiro mouse gamer teve seu design, identidade visual e logotipo criados pela agência de publicidade Fitch, que trabalhava para a Kärna — empresa para a qual Krakoff trabalhou até 2001, quando ela iniciou um pedido de falência.

Krakoff também era creditado como um dos criadores do produto, se tornando o principal rosto público da Razer em seus primeiros anos de operação. Todos os dispositivos da marca acompanhavam uma mensagem assinada por ele (que se apresentava como Razerguy), e o profissional também dedicava seu tempo a responder e-mails enviados à companhia e a conceder entrevistas para o maior número possível de jornalistas.

- Continua após a publicidade -

Em anos recentes, o executivo manteve a posição de “Presidente Emérito” e conselheiro da Razer, mas também investiu em bebidas e suplementos esportivos na MindFX Science. Ex-jogador de basquete, Krakoff também manteve um blog com conselhos de saúde e publicou mais de uma dúzia de livros de ficção e não-ficção desde 2009.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.