Créditos: Reprodução/Microsoft
- Publicidade -

Microsoft pode integrar VPN ao navegador Microsoft Edge

Recurso conhecido como Rede Segura do Microsoft Edge é gratuito e foi desenvolvido em parceria com a Cloudflare
Por Fabio Rosolen 02/05/2022 09:54 | atualizado 02/05/2022 09:54 Comentários Reportar erro

A Microsoft publicou recentemente uma página de suporte com informações indicando que ela está testando o suporte para VPN integrado em seu navegador Microsoft Edge. A página de suporte se refere ao novo recurso, que foi desenvolvido em parceria com a Cloudflare, como Microsoft Edge Secure Network ou Rede Segura do Microsoft Edge na versão em português.

VPNs ou Redes Privadas Virtuais podem oferecer conexões seguras na Web e muitos fazem uso delas para acessar sites ou serviços bloqueados em suas regiões. Serviços de streaming como a Netflix, por exemplo, também bloqueiam certos conteúdos dependendo da região onde o usuário está e uma VPN pode ser usada para contornar isso. É importante destacar que no caso do Microsoft Edge, a VPN integrada no navegador pode ser uma opção para acessar sites bloqueados, mas não para serviços de streaming.

A Rede Segura do Microsoft Edge é um serviço gratuito que requer apenas que o usuário esteja logado no navegador com sua conta da Microsoft. Um ponto negativo é que o serviço oferece um limite de apenas 1GB de dados e ele é zerado mensalmente. Por causa deste limite é que o novo recurso não é recomendado para acessar serviços de streaming. Vale destacar que o Microsoft Edge não é o único navegador a oferecer este tipo de recurso. O Opera também oferece algo similar e sem o limite de dados de 1GB – saiba mais aqui.

De acordo com a página de suporte da Microsoft, a VPN integrada no Microsoft Edge oferece benefícios como uma conexão segura e criptografada na Web, ajuda a evitar o rastreamento online por serviços de internet e anunciadas e ajuda a ocultar a localização geográfica do usuário. Este recurso é gratuito, mas é possível que a Microsoft ofereça planos pagos no futuro com limites maiores - é importante reforçar que isso ainda não foi confirmado.

Quando estiver disponível oficialmente, os usuários poderão habilitar a Rede Segura do Microsoft Edge seguindo os passos abaixo:

- Continua após a publicidade -

- Primeiro, clique no menu Configurações e mais (os “...” na parte superior direta do navegador) e depois na opção Rede Segura destacada na imagem abaixo:

Microsoft pode integrar VPN ao navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- Você precisará fazer o login com sua Conta Microsoft caso não esteja logado. Caso você não tenha uma Conta Microsoft, será necessário criá-la antes de poder utilizar o serviço.

- Depois de habilitar a VPN do Microsoft Edge habilitada, você verá o ícone de um escudo na barra de ferramentas do navegador. Clique neste ícone para conferir o consumo de dados ou para desativar a Rede Segura do Microsoft Edge:

Microsoft pode integrar VPN ao navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- Continua após a publicidade -

- Caso o consumo de dados esteja se aproximando do limite de 1GB, você verá um alerta como o mostrado na imagem abaixo:

Microsoft pode integrar VPN ao navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- Se você ultrapassar o limite de 1GB, o navegador mostrará quando o limite será zerado para que o usuário possa voltar a utilizar a Rede Segura do Microsoft Edge:

Microsoft pode integrar VPN ao navegador Microsoft Edge
Reprodução/Microsoft

- A Microsoft diz em seu site de suporte que o recurso será desativado automaticamente que o Microsoft Edge for fechado. Basta repetir os passo acima para habilitá-lo novamente.

A Rede Segura do Microsoft Edge aparentemente está disponível para testes no navegador oferecido como parte do Microsoft Edge Insider Program. Basta acessar este link e baixar o navegador oferecido no canal Canary. É importante destacar que nem todos os usuários que instalarem a versão de testes do navegador verão o novo recurso.

Como a Rede Segura do Microsoft Edge foi desenvolvida em parceria com a Cloudflare, a página de suporte da Microsoft destaca que a empresa “coleta uma quantidade limitada de dados de diagnóstico e suporte atuando como subprocessador de dados para fornecer o serviço”. Estes dados são excluídos permanentemente pela Cloudflare a cada 25 horas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechPowerUp, Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.