Créditos: Intel
- Publicidade -

Xeon 8470 de 56-core detona Threadripper 3990X em benchmarks

Benchmarks mostram grande avanço no chip da Intel

Novos resultados de benchmark para o próximo processador da Intel Xeon Platinum 8470 de 56 núcleos da arquitetura  Sapphire Rapids, surgiram online, mostrando um desempenho impressionante da nova arquitetura da Intel. Conforme compartilhado pelo vazador do Twitter @yuuki_ans, o novo Xeon foi capaz de superar o Threadripper 3990X de 64 núcleos da AMD em vários benchmarks, incluindo Cinebench R15, R20, R23, CPU-Z e V-Ray.

Como de costume, observe que esses resultados não são oficiais, portanto, tome-os com cautela (ou um grão de sal, na expressão em inglês). Os processadores Sapphire Rapids ainda estão em desenvolvimento, então o desempenho está sujeito a alterações antes do lançamento.

Sapphire Rapids

Os Sapphire Rapids são a próxima microarquitetura para servidores da Intel que será a sucessora da atual linha de processadores Ice Lake. Será a primeira arquitetura para servidor da Intel a usar o novo processo SuperFin de 10 nm da empresa – ou Intel 7, como chamado pela empresa, o que deve dar ao Sapphire Rapids um aumento significativo no desempenho. 

- Continua após a publicidade -

Para todos os efeitos, Sapphire Rapids é a versão de servidor do Alder Lake, alimentada pelos mesmos núcleos de desempenho conhecidos como Golden Cove. No entanto, ao contrário de Alder Lake, Sapphire Rapids não contará com núcleos de eficiência Gracemount.

O SKU Sapphire Rapids usado nos benchmarks é o Xeon Platinum 8470, com 56 núcleos e 104 threads. Podemos confirmar se este é o SKU principal, mas há uma chance de ser o segundo da fila. De acordo com o CPU-Z, o processador parece ter um clock turbo máximo de 3,8 GHz.

No Cinebench R20, vimos o Ryzen Threadripper 3990X alcançar respeitáveis 25.082 pontos. Mas o chip Sapphire Rapids da Intel conseguiu superar o 3990X em 17%, com uma pontuação de 29.344 pontos - apesar do Xeon ter uma contagem de núcleos inferior.

Para o Cinebench R23, o Threadripper 3990X marcou 74.422 pontos. Mas o Xeon 8470 volta com uma pontuação de 79.150 pontos - uma vantagem de 6,3% sobre o 3990X.

- Continua após a publicidade -

No entanto, no Cinebench R15, parece que o 3990X finalmente obteve sua primeira vitória sobre o Xeon 8470. De acordo com os portais Guru3D e Overclock3D, ambos os canais relatam uma pontuação Cinebench R15 de 10.055 - 10.088 pontos, que supera a pontuação do Xeon 8470 de 8949 pontos em cerca de 12%.

Mas a maré muda rapidamente quando verificamos os resultados do benchmark CPU-Z. Com o CPU-Z, o Xeon de 56 núcleos alcança sua vitória mais proeminente sobre o 3990X com uma melhoria de desempenho impressionante de 70,7% em relação ao chip AMD de 64 núcleos. A pontuação do CPU-Z chegou a sólidos 55.000 pontos para o Xeon 8470, enquanto o 3990X conseguiu apenas 32.215.

O benchmark final compartilhado foi uma pontuação V-Ray e, de acordo com os resultados da Hexus, o chip Xeon vence novamente. De acordo com a Hexus, seus resultados de teste 3990X em V-ray saíram com uma pontuação de 74.449 pontos. Quando comparado ao chip Sapphire Rapids, ele sai no topo com 76.710 pontos - uma vantagem de 3%.

Infelizmente, não temos nenhum resultado de benchmark oficial das novas CPUs Threadripper 5000WX Pro da AMD e processadores de servidor da AMD, como Milan e Milan-X, para comparar. No entanto, se os resultados do 3990X da AMD nos dizem alguma coisa, é que o Sapphire Rapids pode oferecer um desempenho incrível em relação aos equivalentes Zen 2 da AMD, o que deve fornecer uma boa competição contra os processadores Zen 3 Threadripper e EPYC.

Rússia legaliza mercado cinza de produtos da Intel, AMD e Apple

Rússia legaliza mercado cinza de produtos da Intel, AMD e Apple
O país também liberou a entrada de bens automotivos e equipamentos para diversos setores de produção

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.