- Publicidade -

30 anos do SEGA CD - um dos pioneiros no uso de CDs para jogos

Um dos acessórios mais marcantes do Mega Drive prometia jogos com qualidade de filme
Por Saori Almeida 28/04/2022 18:33 | atualizado 29/04/2022 08:41 Comentários Reportar erro

Para aqueles que não se "sentiram velhos" hoje, aqui vai uma informação que pode ativar a memória dos gamers dos anos 90: já fazem 30 anos que o Sega CD foi lançado. O aparelho trouxe a tecnologia laser para o Mega Drive, é considerado o acessório mais importante do console e, se não bastasse, é um dos leitores de CD pioneiros no mundo dos jogos.

O aparelho fez sua estreia durante o Tokyo Toy Show de 1991. No ano seguinte, chegou ao mercado norte-americano e o Brasil e outras regiões receberam o dispositivo em 1993.  Com abertura de bandeja motorizada e um painel sem botões, o Sega CD ficava encaixado embaixo do Mega Drive e levou a imprensa à loucura. 


Hardware

A grande missão da equipe de desenvolvimento do Sega CD era superar a NEC, concorrente que havia lançado um leitor de CD para o PC Engine dois anos antes. Para conseguir mais poder de processamento e velocidades de carregamento, o aparelho contava com 6MB de memória, que representa 12 vezes a quantidade de memória do PC Engine CD-ROM. Além disso, o aparelho tinha um processador Motorola 68000 extra, da mesma família que o utilizado no próprio Mega Drive, mas com velocidade ainda maior, para  processar efeitos de escala e rotação. Válido comentar que o Mega Drive já era o console com processador mais rápido do mercado naqueles tempos.

Apesar de ter, tecnicamente, superado o Mega Drive em especificações, o Sega CD chegou ao mercado com um valor um pouco acima do que a empresa gostaria. O objetivo era ficar na faixa dos US$200, ainda "acessível", mas o custo de produção obrigou o preço a subir para US$300 - o que era um absurdo para a época e, inclusive, prejudicou as vendas da primeira versão. 

- Continua após a publicidade -

Jogos

Os primeiros games lançados no Japão para o aparelho foram versões melhoradas de Sol-Feace (Mega Drive/Sega CD) e Heavy Nova (Multi), que já existiam em cartuchos no Mega Drive. No "final de sua vida", a biblioteca do Sega CD contava com mais de 200 jogos.

Uma característica de vários games para o Sega CD e que era considerada super inovadora na época foi o Full Motion Vídeo. Essa tecnologia permitia usar trechos de filmes pré-gravados para criar uma narrativa mais interativa. Até então, o mais comum eram animações simples e curtas em pixel art. Títulos famosos, por bem ou por mal, que usaram esse recurso são Night Trap (Multi), Road Avenger (Multi), Mad Dog McCree (Multi) e Dragon’s Lair (Multi).

Por outro lado, grande parte dos jogos lançados para o Sega CD sofreram com obstáculos, sendo considerados "nem tão bonitos assim" e "fracos". Não há como confirmar, mas um dos motivos especulados para isso seria porque a Sega do Japão não enviou protótipos funcionais para a Sega of America devido à extrema rivalidade entre as divisões da empresa. Além disso, as desenvolvedoras ainda eram dependentes da limitação de 64 cores simultâneas do Mega Drive.

- Continua após a publicidade -

Mas alguns títulos que, ainda assim, tem uma boa reputação incluem Sonic the Hedgehog CD (Sega CD) e Lunar: Eternal Blue (Multi). 


A produção do Sega CD acabou em 1996. Sem contar Brasil e Austrália, foram vendidas cerca de 2,2 milhões de unidades.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gameblast
Assuntos
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.