Créditos: Divulgação/NVIDIA
- Publicidade -

NVIDIA pode estar preparando monstruosa RTX 4090 Ti com 900W de consumo

A linha Ada Lovelace promete testar as fontes de alimentação dos consumidores
Por Felipe Gugelmin 27/04/2022 15:42 | atualizado 27/04/2022 15:42 Comentários Reportar erro

Testes conduzidos pela NVIDIA mostram que a empresa não está muito preocupada com os aumentos no consumo de energia que sua próxima geração de GPUs pode trazer. Informantes com acesso a informações internas da companhia afirmam que ela está trabalhando em uma possível RTX 4090 Ti com 900W de consumo e alimentação por dois conectores de 16 pinos

Para efeitos de comparação, a RTX 3090Ti, que já é considerada uma placa gráfica de alto consumo gráfico, trabalha com 450W (recomendando uma fonte de 850W). Os valores superam até mesmo as expectativas para a RTX 4090, que supostamente trabalharia com um TDP de 600W.

Segundo o insider @kopite7kimi, o grande consumo energético viria pareado com características técnicas igualmente surpreendentes. O produto teria 48 GB de memória GDDR6X de 24 GBps e operaria com frequências bastante altas, cujos números não foram revelados — o informante avisa que os valores podem ser ainda maiores, já que a placa AD102 que está sendo testada possui mais do que dois conectores de 16 pinos.

RTX 4070 e 4080 devem usar placas diferentes

O mesmo informante também trouxe novas informações sobre as placas gráficas RTX 4070 e RTX 4080, afirmando que cada uma delas deve usar uma GPU diferente. Enquanto a RTX 4070 vai usar o modelo AD104, com 12 GB de memória e TDP de 300W, a RTX 4080 vai usar a placa AD103, com 16 GB de memória e TDP não determinado até o momento, mas que deve se aproximar dos modelos RTX 4090.

Embora tenha confirmado que planeja lançar uma nova geração de GPUs ainda em 2020, até o momento a NVIDIA não divulgou nenhum detalhe oficial sobre elas. Os novos modelos devem se basear na arquitetura Ada Lovelace e iniciaram na metade de abril deste ano suas primeiras etapas de testes.

- Continua após a publicidade -

Um anúncio oficial dos novos modelos é esperado para setembro ou outubro deste ano, sendo que as primeiras unidades devem chegar às lojas pouco tempo depois. Segundo a fabricante, as novas GPUs vão conviver nas lojas com a linha RTX 30, como forma de garantir que os consumidores tenham um maior acesso a seus produtos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.