Créditos: AMD/Reprodução
- Publicidade -

AMD Ryzen 7000 com suporte para memórias DDR5 mais rápidas que Intel Core 12ª geração

Os processadores Ryzen 7000 devem apresentar suporte apenas para memórias DDR5
Por Luiz Schmidt 27/04/2022 11:52 | atualizado 27/04/2022 12:49 Comentários Reportar erro

A linha Ryzen 7000, com novo soquete AM5 e litografia de 5nm, deve chegar no final do ano. Agora, a fabricante de memórias Apacer aponta que os processadores Ryzen irão suportar, por padrão, memórias DDR5-5200Mhz, valor que é superior a base apresentado pelos CPUs Intel Core 12ª geração, com 4800MHz de clock no DDR5.

É importante ressaltar que os valores divulgados se referem ao clock padrão via garantia do hardware. Porém, nada impede que os processadores Ryzen 7000 suportem frequências ainda maiores com o DDR5. A própria AMD já comentou que a linha 7000, codinome Raphael, irá causar no mercado com os seus resultados de overclock.

Para cumprir o que está prometendo a AMD desenvolveu a Ryzen Accelerated Memory Profile (RAMP). Um novo perfil para o overclock de memórias RAM DDR5, voltado especificamente à plataforma AM5 e que deve competir com a especificação rival Intel XMP 3.0. De acordo com a empresa, o RAMP trará novos ajustes para memórias DDR5, os quais devem ser específicos ao controlador de memória da arquitetura de processamento Zen 4, utilizada nas CPUs da série Ryzen 7000

CPUs AMD Ryzen 7000 devem suportar apenas DDR5

De acordo com informações apuradas pelo site especializado em hardware Tom's Hardware, os novos processadores da AMD não devem trazer suporte para formatos de memória mais antigos. Algo que pode levar o usuário que está de olho nas novas CPUs a precisar atualizar a memória DDR4 para uma DDR5.

- Continua após a publicidade -

Até o momento, a AMD anunciou que a plataforma AM5 irá suportar tecnologias como o PCIe 5.0 e a interface DDR5, mas não confirmou se o suporte ao DDR4 surgirá como uma opção. O site Tom's Hardware apontou que: “Confirmamos através de múltiplas fontes nas cadeias de produção que plataformas X670 e B650 AM5 só suportam memórias DDR5”.

Apesar de não podermos descartar um possível suporte a memórias DDR4, tudo indica que a AMD deve estimular a adoção das novas memórias com sua nova linha de processadores. Apesar das memórias DDR5 não estarem muito em conta, as mudanças propostas pela AMD podem estimular demais fabricantes a reduzirem os preços das memórias. Isso é claro, se a resposta do mercado aos processadores Ryzen 7000 for positiva. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Videocardz, Tom Hardware
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.