Créditos: Dell
- Publicidade -

Dell lança CAMM, novo formato de memorias DDR5

Novo padrão promete ser mais rápido e mais denso ocupando menos espaço

Na semana passada, os primeiros detalhes das memória do tipo CAMM (Compression Attached Memory Module, ou Módulo de Memória Anexado à Compressão em tradução livre) da Dell apareceram graças a um vazamento, mas agora os detalhes oficiais foram publicados e a boa notícia é que a Dell está dizendo que não será uma solução proprietária. 

O Compression Connector é diferente de qualquer coisa usada por computadores hoje e diz-se que a Dell espera que seja o próximo padrão da indústria para módulos de memória, de acordo com a PCWorld. Existe uma espécie de adaptador que permite que um par de memórias SO-DIMMs DDR5, com a desvantagem de tornar a instalação mais alta.

A Dell aparentemente está planejando ter seus módulos CAMM aprovados pela JEDEC, que é a organização de padrões quando se trata de memória. No entanto, mesmo que o formato CAMM seja aceito como padrão JEDEC, a Dell detém patentes e provavelmente cobrará algum tipo de taxa de royalties das partes interessadas em utilizá-las.

- Continua após a publicidade -

Novo padrão? 

Dito isso, se se tornar um padrão JEDEC, a Dell deverá seguir os termos RAND ou Razoável e Não Discricionário (em tradução livre), portanto, as taxas de royalties teriam que ser razoáveis para que o JEDEC concordasse em tornar o CAMM um padrão. O principal benefício desse formato da Dell é que os as instalações de memória acabam sendo mais curtas, já que os módulos CAMM possuem uma interface unilateral, enquanto os SO-DIMMs utilizam os dois lado. Isso permitiria interfaces de memória de maior velocidade, sem a necessidade de usar algo como re-drivers ou re-timers de sinal.

A Dell aparentemente já está se preparando para o DDR6 e disse ao portal PCWorld que, quando o DDR6 chegar, os SO-DIMMs não serão mais adequados. Outra vantagem do CAMM é que velocidades de memória mais altas podem ser usadas em combinação com maiores densidades de RAM, pois um único CAMM pode hospedar 128 GB de memória DDR5. O tipo de conector utilizado é conhecido como DGFF e a Dell já o utiliza em alguns de seus produtos hoje, como conector ponte para GPU entre outras coisas.

Mais velocidade e densidade

A Dell afirma que o conector DGFF é capaz de lidar com frequências de até 20 GHz, ou quatro vezes a velocidade da memória DDR5 a 4800 MHz. O CAMM físico virá em diferentes formas e tamanhos, mas a parte comum é o conector de compressão, que é como o nome indica, comprimido no lugar com a ajuda de um par de parafusos.

A Dell também afirma que o conector CAMM pode atuar como um dissipador de calor e ajudar na dissipação, embora a empresa não tenha entrado em detalhes sobre como exatamente isso deve funcionar. Haverá o que a Dell chama de placa de reforço que fica acima do CAMM, provavelmente para protegê-lo de danos causados pelos parafusos, mas parece que também pode ser estendido como parte de um dissipador de calor, se necessário. 

- Continua após a publicidade -

O suporte inferior é onde o suporte superior é parafusado, em vez do próprio conector de compressão. Deve-se notar que a CAMM não possui nenhum tipo de pino, então a instalação precisa é fundamental, mas a julgar pelas fotos fornecidas, existem alguns tipos de guias para facilitar isso. Cada uma das 14 linhas de interface parece ter 44 contatos por, para um total de até 616 pontos de contato de interface. 

Os pontos de contato parecem variar em forma e tamanho dependendo de sua função. Um CAMM pode ser de um ou dois lados, dependendo da densidade da memória e a Dell desenvolveu CAMMs que variam de 16 a 128 GB. A Dell começará a enviar computadores com CAMMs instalados ainda este trimestre.

Novo software da Dell permite conexão a duas redes Wi-Fi simultaneamente

Novo software da Dell permite conexão a duas redes Wi-Fi simultaneamente
Tecnologia usada se chama ExpressConnect está presente no Dell Optimizer

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tech Power Up
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.