Créditos: NVIDIA
- Publicidade -

PCIe 5.0 de fora: só PCIe 4.0 em placas de vídeo GeForce RTX 40 [RUMOR]

Apesar da quinta geração já estar entre nós, NVIDIA deve continuar com PCIe 4.0

A atual microarquitetura das placas de vídeo da NVIDIA, Ampere, está perto de completar dois anos e deve ser substituida por "Ada Lovelace" até o final do ano, segundo rumores. As informações não oficiais sobre as GeForce RTX 40xx continuam surgindo e a última delas diz respeito ao suporte PCIe. O leaker @kopite7kimi diz que a NVIDIA deve continuar usando somente PCIe 4.0 na próxima geração de GPUs.

Por enquanto, somente as placas-mãe com chipset voltados para os CPUs Intel Alder Lake têm suporte a interface PCIe 5.0. Do lado da AMD, isso deve acontecer a partir da próxima geração de processadores Ryzen 7000 "Raphael", com a nova plataforma AM5, que também estão previstos para o segundo semestre deste ano

Os rumores anteriores sobre as GPUs "Ada Lovelace" diziam que as placas de vídeo viriam prontas para PCIe Gen 5. As GPUs GeForce RTX 40xx devem trazer suporte também ao novo conector de energia de 16 pinos, ATX 3.0, segundo rumores também. Esse cabo fornece até 600W de energia e é usado pela recém lançada RTX 3090 Ti, GPU topo de linha baseada em Ampere.

- Continua após a publicidade -

Em março, a NVIDIA anunciou sua nova arquitetura "Hopper", voltada para workstations, que chegará com suporte a PCIe 5.0, mas essas placas de vídeo farão sua estreia no mercado somente no primeiro semestre de 2023. 

Segundo o leaker, a forma como a NVIDIA distribui os núcleos CUDA deve mudar na próxima geração. A arquitetura Ada Lovelace não deve simplesmente aumentar a quantidade de núcleo, mas também ainda é cedo para dar qualquer palpite sobre o assunto.

Enquanto usamos PCIe 4.0, apesar da nova geração já estar presente no mercado, a PCI SIG já revelou que a sexta geração irá dobrar em cima da quinta. Esse ciclo de dobrar a largura de banda vem acontecendo desde que a interface PCIe fez sua estreia no começo dos anos 2000.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.