Créditos: G.Skill
- Publicidade -

AMD EXPO pode ser o nome da tecnologia concorrente do Intel XMP

Não ficou claro se o AMD RAMP mudou de nome ou essa é outra tecnologia

A AMD parece estar preparando um novo padrão de overclock de memória para coincidir com a adoção do DDR5 por suas futuras plataformas para consumidores casuais. O portal VideoCardz foi informada pelo Disclosuzen, um informante com uma taxa de acertos alta, que a AMD EXPO (Extended Profiles for Overclocking) está a caminho de fazer uma grande diferença nos próximos sistemas baseados em Zen4 na plataforma AM5. A notícia vem após a confirmação de que a plataforma AM5 da AMD não suportará memória DDR4.

A AMD EXPO é poucas resumida como a alternativa da plataforma AM5 à tecnologia XMP 3.0 da Intel. Em outras palavras, é um padrão de perfil de memória DDR5 que deve facilitar a aplicação rápida e fácil da frequência, tensão e tempos ideais da memória, para obter velocidades melhores do que as da memória padrão.

Uma característica importante da tecnologia de overclock EXPO DDR5, de acordo com a fonte, é que ela suporta dois perfis de memória para kits de memória DDR5 compatíveis, com um projetado para alta largura de banda e outro para baixa latência.

- Continua após a publicidade -

EXPO ou RAMP?

Ouvimos pela primeira vez alguns rumores sobre a AMD preparar um novo padrão de overclock de memória DDR5 em dezembro passado, quando a ferramenta de monitoramento de sistema HWiNFO adicionou suporte para um recurso chamado RAMP (Ryzen Accelerated Memory Profile) em plataformas AM5. O nome desse recurso parece ter mudado para EXPO nos últimos meses, embora seja possível que seja um recurso diferente/separado. A tecnologia de memória EXPO apareceu em uma patente da AMD em fevereiro (veja a captura de tela acima), mas é apenas hoje que as pistas estão se juntando para pintar uma imagem razoavelmente clara da AMD EXPO e o que isso significará para o uso do DDR5 na plataforma.

Em um webinar recente, o gerente de habilitação de memória da AMD, Joseph Tao, forneceu algumas dicas sobre o overlock de DDR5 em futuras plataformas AMD. "Nossa primeira plataforma DDR5 para jogos é nossa plataforma Raphael, e uma das coisas incríveis sobre Raphael é que realmente vamos tentar fazer um grande sucesso com overclocking", disse Tao. "Velocidades que você talvez pensou que não seriam possíveis podem ser possíveis com esta especificação de overclocking." Após o relatório de hoje, parece razoável supor que o especialista em memória Tao estava falando sobre a EXPO.

No fim de semana, ficou bastante claro que a AMD provavelmente estará apostando tudo no DDR5 para seus processadores Ryzen 7000 'Raphael' de 5 nm, que chegam ainda este ano. Pelo menos esse parece ser o caso das plataformas X670 e B650 AM5.

A migração seria boa, apesar de apenas pequenos ganhos serem vistos em comparações entre os sistemas modernos DDR4 e DDR5 em 2021/2022 - exceto pelo preço dos kits DDR5. Espera-se que os fabricantes de memória mudem as linhas de produção para DDR5 sempre que possível nos próximos meses, mas a oferta e os preços estarão onde a AMD gostaria que eles fossem lançados com o Ryzen 7000? Só o tempo dirá, mas parece uma jogada arriscada, fique de olho para mais notícias.

Gráficos integrados RDNA 2: até que enfim vamos testar!

Gráficos integrados RDNA 2: até que enfim vamos testar!
Desligamos a RTX 3060 do ROG Strix e "demos um confere"

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
amd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.