Créditos: AMD
- Publicidade -

Chipset para CPUs AMD AM5 "Zen4" pode trazer chiplets duplo

Nova abordagem pode trazer eficiência na produção e redução de custos

A AMD introduziu sua abordagem de chiplet pela primeira vez quando lançou o Zen 2 em 2018. O design do chiplet é uma maneira modular de aumentar o desempenho de multiprocessamento que é mais eficiente do que simplesmente adicionar mais núcleos em uma matriz monolítica.

Avançando quase quatro anos hoje, um novo relatório do portal Tom's Hardware sugere que a AMD está tão impressionada com a eficácia da abordagem que está usando "chiplets duplos" para projetar seus próximos chipsets da série 600 no futuro soquete AM5. O relatório afirma que essa tecnologia está chegando apenas aos soquetes principais, como o X670 e não aos B650 e A620.

O relatório de hoje baseia-se em um relatório anterior do portal Chinatimes, que inicialmente divulgou a história dos chipsets da série 600 baseados em chiplet. No entanto, não há detalhes até o momento sobre como esses chiplets funcionarão.

- Continua após a publicidade -

Também há mais notícias sobre o AM5, pois a publicação do Tom's Hardware também acrescenta que o soquete AMD LGA1718 AM5 virá apenas com suporte DDR5. Isso significa que a plataforma AMD de próxima geração baseada em CPUs Zen 4 ou Ryzen 7000 "Raphael" pode ser muito cara, pois os kits de memória DDR5 ainda custam uma fortuna em comparação com a DDR4. Um relatório anterior também havia sugerido uma coisa semelhante de que a AMD poderia atrasar a introdução de APUs de desktop RDNA 2 devido aos altos preços dos kits DDR5.

No entanto, nem todas as notícias são más notícias quando se trata do DDR5 para o soquete AM5, pois a AMD já confirmou que está trabalhando duro para garantir que altas velocidades sejam alcançadas para a memória DDR5. Durante um recente webinar Meet the Experts com a Samsung, o gerente de habilitação de memória da AMD, Joseph Tao, disse o seguinte:

Nossa plataforma DDR5 para jogos é Raphael e uma das coisas incríveis sobre a arquitetura é que nós realmente vamos tentar fazer um grande sucesso com overclock, atingindo velocidades que você talvez pensou que não poderiam ser possíveis.

É provável que a AMD esteja se referindo aqui à sua próxima tecnologia AMD Ryzen Accelerated Memory Profile (RAMP), que sucederá o atual A-XMP.

Processadores AMD Ryzen 7000 Zen4 terão foco em alto overclock de memórias DDR5

Processadores AMD Ryzen 7000 Zen4 terão foco em alto overclock de memórias DDR5
CPUs da linha Raphael prometem trazer novos parâmetros para o controle de RAM com perfis RAMP

- Continua após a publicidade -

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.