Créditos: Divulgação/AMD
- Publicidade -

CPUs AMD Ryzen 7000 devem suportar apenas memórias DDR5

As plataformas X670 e AM5 só devem trazer suporte ao formato mais recente
Por Felipe Gugelmin 25/04/2022 10:45 | atualizado 25/04/2022 10:45 Comentários Reportar erro

Quem está aguardando pelo lançamento das CPUs AMD Ryzen 7000 para fazer um upgrade (ou investir em uma nova máquina) pode acabar tendo que investir um pouco mais em memórias DDR5. Segundo fontes consultadas pelo site Tom’s Hardware, as plataformas usadas pela nova linha de produtos não vão trazer suporte para formatos de memória mais antigos.

Confirmamos através de múltiplas fontes nas cadeias de produção que plataformas X670 e B650 AM5 só suportam memórias DDR5”, afirmou o site. Com isso, todos os sistemas baseados nos processadores Zen 4 teriam que fazer a transição obrigatória para esse tipo de componente, que ainda é relativamente caro em comparação a chips com o padrão DDR4.

O Tom’s Hardware também afirma que os novos processadores Ryzen 7000 usando um design baseado em chiplets nas placa-mães AM5, o que significa que alguns modelos devem depender de duas matrizes de chipsets. Enquanto a decisão da AMD deve permitir um melhor uso da capacidade de suas CPUS, ela pode representar uma desvantagem em relação à linha Raptor Lake, da Intel, que deve trazer suporte tanto a memórias DDR4 quanto DDR5 — mesmo que a empresa aconselhe a adoção da tecnologia mais recente.

Plataforma AM5 vai trazer suporte a PCIe 5.0.

Até o momento, a AMD anunciou que a plataforma AM5 vai trazer suporte a tecnologias como o PCIe 5.0 e a interface DDR5, mas não confirmou se o suporte a DDR4 vai surgir como uma opção. Segundo as fontes consultadas pelo Tom’s Hardware, ainda não está claro se os controladores da linha Ryzen 7000 possuem suporte ao formato mais antigo — caso isso aconteça, uma linha de placas-mães compatíveis não é descartada.

No entanto, mesmo sem a confirmação da fabricante, uma situação desse tipo parece cada vez mais improvável. Enquanto os preços de memórias DDR5 ainda são altos, a adoção da nova tecnologia parece cada vez mais inevitável — enquanto o choque entre consumidores parece difícil de escapar, a mudança deve incentivar fabricantes a aumentar suas ofertas, resultando em uma queda de preços futura.

- Continua após a publicidade -

Processadores AMD Ryzen 7000 Zen4 terão foco em alto overclock de memórias DDR5

Processadores AMD Ryzen 7000 Zen4 terão foco em alto overclock de memórias DDR5
CPUs da linha Raphael prometem trazer novos parâmetros para o controle de RAM com perfis RAMP

O maior obstáculo nesse sentido parece ser a crise mundial na distribuição de chips, que continua apesar dos efeitos da pandemia do COVID-19 terem diminuído. A expectativa é que as primeiras CPU Ryzen 7000 cheguem às lojas no final de 2022, trazendo consigo uma aposta de popularização de médio e longo prazo acompanhada por preços iniciais que devem ser considerados um tanto salgados.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.