Mozilla lança versão final do Firefox 4

A Mozilla fez hoje o lançamento oficial da aguardada versão final do Firefox 4. A versão traz vÁrias novas funcionalidades como o novo gerenciador de abas, chamado Panorama, o suporte a aceleração por hardware e uma nova interface minimalista. Outra novidade é o novo gerenciador de complementos.


A nova versão do motor de JavaScript JäggerMonkey promete pelo menos dobrar o desempenho em relação à última versão beta do navegador. A estabilidade também foi bastante melhorada. Outra funcionalidade importante é a possibilidade de sincronizar configurações, favoritos, histórico, abas abertas e outras customizações em qualquer computador com Firefox 4 instalado.



É possível ainda fixar pÁginas escolhidas na janela do navegador como aplicativos, funcionalidade útil para gerenciar webmail e redes sociais. Os sites selecionados ficam sempre presentes na janela do browser como um botão pequeno que muda de cor quando hÁ alguma atualização naquele site – como um e-mail novo, por exemplo.

- Continua após a publicidade -

A Mozilla jÁ estÁ preparando uma nova versão do Firefox. De acordo com os planos de desenvolvimento que circulam dentre a comunidade de programadores, a empresa adotarÁ uma agenda de lançamentos mais ambiciosa, com pelo menos uma grande atualização a cada 3 ou 4 meses.

Com o Firefox 4, a empresa espera recuperar a fatia de mercado perdida no ano passado. Estatísticas recentes mostram que o Firefox agora responde por 21,7% do market share, contra 24,5% no ano anterior.

Originalmente agendado para lançamento em novembro de 2010, o lançamento do Firefox 4 encerra um ciclo de desenvolvimento que começou ainda em fevereiro de 2010. O primeiro beta público do navegador foi lançado em julho do ano passado.

O navegador estÁ disponível para download através do site oficial.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.