Créditos: YouTube/The Phawx
- Publicidade -

Steam Deck com tela configurada a 40Hz pode ser uma solução para duração da bateria

Youtuber fez a mudança através das configurações do Windows 11
Por Raphael Giannotti 20/04/2022 15:30 | atualizado 20/04/2022 17:46 Comentários Reportar erro

O maior problema de todos os portáteis é sempre a duração da bateria. Não importa se é um smartphone, notebook ou um console portátil. O Steam Deck não foge dessa regra, já que, rodando um jogo pesado a 60 FPS, a bateria dura 2 horas no máximo. Quanto menor a taxa de atualização da tela, mais a bateria dura. O youtuber The Phawx configurou a tela do portátil da Valve em 40 Hz, através do Windows 11, deixando a experiência melhor que 30 FPS, segundo ele.

O teste foi feito com Sekiro: Shadows Die Twice. Esse é um jogo que a APU AMD do Steam Deck não consegue entregar 60FPS constantes, não importa a qualidade gráfica, como é possível ver também nesse outro vídeo.

The Phawx ensina a configurar a tela em 40Hz e mostra como o jogo está rodando. Ele destaca que, com a tela em 40Hz, a APU consegue manter bem os 40FPS e, tão importante quanto, mantém o frametime bastante estável. Ele explica que uma experiência de 40FPS em uma tela 60Hz não é a mesma coisa de 30FPS em tela de 60HZ, a primeira opção é uma experiência menos agradável.

"Rodar um jogo em 40 FPS em uma tela de 40Hz é bem melhor do que rodar um jogo a 30FPS em uma tela de 60Hz", explica o youtuber. Em seu vídeo, o youtuber mostra o jogo rodando normalmente com a tela em 60Hz e dá para notar vários spikes na linha de frametime com o hardware tentando empurrar o máximo de quadros em uma tela de 60Hz. Com o Steam Deck configurado a 40Hz, essa linha se torna muito mais estável.

- Continua após a publicidade -

Um dos desenvolvedores da equipe por trás do Steam Deck, disse que o recurso de mudar nativamente a taxa de atualização de imagem do portátil está sendo trabalhado no momento e deve chegar "em breve".

O que o youtuber fez, é algo possível em qualquer computador com Windows, já que o sistema operacional da Microsoft permite mudar a taxa de atualização do monitor. Já o que o desenvolvedor do Steam Deck parece prometer, seria um recurso nativo e permanente, independente do SO usado no portátil da Valve.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GameSpot
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.