Créditos: Divulgação/Intel
- Publicidade -

Raja Koduri, líder do setor de GPUs da Intel, se torna vice-presidente executivo da empresa

A promoção surge como reconhecimento de seus esforços na linha Arc Alchemist
Por Felipe Gugelmin 20/04/2022 12:37 | atualizado 20/04/2022 12:37 Comentários Reportar erro

Principal rosto público na promoção da linha de GPUs Arc Alchemist da Intel, Raja Koduri acaba de ser promovido dentro da empresa. O líder do setor de placas gráficas e de gráficos acelerados da companhia agora é um de seus vice-presidentes, em uma demonstração de como essas áreas devem guiar o futuro da fabricante.

A promoção acontece no momento em que a Intel está iniciando o lançamento de suas primeiras GPUs discretas para laptops e dispositivos portáteis. Após anos de especulação e pesquisa, a empresa parece estar pronta para explorar o mercado dominado pela AMD e pela NVIDIA, sendo que suas primeiras placas voltadas para entusiastas devem começar a chegar às lojas no segundo semestre de 2022.

Raja Koudri foi recrutado pela Intel em 2017 após trabalhar durante anos na AMD. O executivo foi essencial na transformação recente da empresa que, além de reinventar a maneira como trabalha em suas CPUs, também decidiu expandir suas atividades de atuação para o segmento dos gráficos dedicados — área na qual Koduri sempre assumiu um papel de liderança.

Intel deve investir ainda mais em GPUs

A promoção do executivo não somente é uma recompensa por seus esforços, mas também um indício de que a Intel deve investir ainda mais no mercado de GPUs. Enquanto a primeira geração de suas placas não deve competir com opções topo de linha — a Arc A770 traz poder semelhante à RTX 2070 da NVIDIA —, isso tende a mudar em lançamentos futuros.

Embora a entrada da empresa no mercado não signifique necessariamente a derrota dos nomes tradicionais da área, ela parece ter os recursos necessários para, pelo menos, mexer com as estruturas do mercado. Entre os elementos que se destacam na linha Arc está a tecnologia de upscale XeSS que, já em sua primeira versão, promete trazer qualidade semelhante ao DLSS 2.0 da NVIDIA.

- Continua após a publicidade -

O elemento que tem mais “jogado contra” as iniciativas de GPU da Intel tem sido a escassez global de componentes, que a forçou a adiar diversas vezes o lançamento de seus produtos. A expectativa é que a primeira opção topo de linha da empresa — conhecida como Ponte Vecchio — seja lançada ainda em 2022, algo que parece depender da capacidade da fundição TSMC em fabricar os chips usados no produto.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCFTech
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.