
NVIDIA: GPUs com IA podem criar um design de chip melhor em dias do que 10 pessoas em um ano
Aparentemente Nvidia usou essa técnica para migrar de 7nm para 5nmO cientista-chefe da Nvidia falou recentemente sobre como suas equipes de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) estão usando GPUs para acelerar e melhorar o design de novas GPUs. Quatro processos complexos e tradicionalmente lentos já foram ajustados aproveitando técnicas de aprendizado de máquina (ML) e inteligência artificial (IA). Em um exemplo, o uso de inferência acelerada de IA/ML pode acelerar uma tarefa de design de GPU iterativa comum de três horas para três segundos.
Bill Dally é cientista-chefe e vice-presidente sênior de pesquisa da Nvidia. O portal HPC Wire publicou uma versão resumida de uma palestra que Dally compartilhou na recente conferência GTC, na qual ele discute o desenvolvimento e o uso de ferramentas de IA para melhorar e acelerar o design da GPU. Dally supervisiona aproximadamente 300 pessoas, e essas pessoas geralmente trabalham nos grupos de pesquisa conforme imagem abaixo.
Em sua palestra, Dally apontou quatro áreas significativas do design de GPU em que a IA/ML pode ser aproveitada com grande efeito: mapeamento de queda de tensão, previsão de emissões parasitas, desafios de localização e roteamento e automatização da migração de células padrão. Vamos dar uma olhada em cada processo e como as ferramentas de IA estão ajudando o setor de P&D da Nvidia a trabalhar com mais eficiência.
A vantagens de utilizar a IA
A queda de tensão do mapeamento mostra aos designers onde a energia está sendo usada em novos designs de GPU. O uso de uma ferramenta CAD convencional ajudará você a calcular esses números em cerca de três horas, diz Dally. No entanto, uma vez treinada, a ferramenta de IA da Nvidia pode reduzir esse processo para três segundos. Essa redução no tempo de processamento ajuda muito em um processo como esse, que é iterativo por natureza. O processo, no estado atual, oferece 94% de precisão, que é uma compensação pelo enorme aumento de velocidade iterativa.
Prever parasitas usando IA é particularmente mais agradável para Dally. Ele diz que passou algum tempo como designer de circuitos e esse novo modelo de IA reduz um processo demorado de várias pessoas e várias habilidades. Novamente, o erro de simulação é razoavelmente baixo, menor que 10% neste caso. Reduzir esses processos iterativos tradicionalmente longos pode liberar um projetista de circuitos para ser mais criativo em outras atividades.
Os desafios de localização e roteamento são importantes para o design de chips, pois são como planejar estradas em uma conurbação movimentada. Errar isso resultará em congestionamentos de tráfego (dados), exigindo reencaminhamento ou replanejamento de layouts para maior eficiência. O uso de Graph Neural Networks (GNNs) para analisar esse problema no design do chip ajuda a destacar as áreas com possíveis problemas e agir sobre eles de forma inteligente.
Por fim, automatizar a migração de células padrão usando IA é outra ferramenta muito útil na caixa de ferramentas de design de chips da Nvidia. Dally fala sobre o grande esforço anteriormente necessário para migrar um design de chip de sete para cinco nanômetros, por exemplo. Usando IAs de aprendizado como reforço, "92% da biblioteca de células pôde ser feita por essa ferramenta sem regras de design ou erros de regras elétricas", diz ele. Isso é bem-vindo por sua enorme economia de mão de obra "e, em muitos casos, também acabamos com um design melhor", continua Dally.
No ano passado, na GTC, a palestra de Dally enfatizou a importância de priorizar a IA e falou sobre os cinco laboratórios separados da Nvidia que se dedicam a projetos de pesquisa de IA. Dally parece sugerir que a automação da migração de células padrão usando IA foi usada em algumas transições de 7nm para 5nm recentemente.
Alibaba está testando o seu processador Arm de 128 cores e com suporte a DDR5
Modelo é o primeiro do mundo baseado no Armv9 ISA e suporta até 96 pistas PCIe 5.0
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Tom’s Hardware