Créditos: Square Enix
- Publicidade -

Mod corrige inconstâncias nos frames do remaster de Chrono Cross para PC

E, mais uma vez, os modders salvam a versão de PC de um jogo com problemas

Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition é o remake do aclamado JRPG dos tempos de ouro da então Squaresoft. Enquanto o título original inovou em 1999/2000, o remake lançado no mês passado traz muita nostalgia, mas também problemas de desempenho. As versões de console foram as que mais sofreram, com o PS5 rodando pior que o PS1, por exemplo. No caso do PC, os mods já resolveram a situação no lugar da Square Enix, pra variar.

O jogo tem muita inconsistência nos frames, variando dezenas de quadros por segundo em cenas aleatórias. Como o Digital Foundry mostrou, não existe nenhum motivo que justifique o péssimo desempenho do remake de Chrono Cross. Os poucos ajustes que o jogo original recebeu nessa nova versão não são nenhum problema para os hardwares modernos.

O mod "ISA FPS HACK" promete "melhorar drasticamente o framerate do port de PC". A pessoa que subiu o mod no Nexus Mod (estranhamente não foi o próprio modder), disse que não notou nenhuma anomalia durante a jogatina e que tudo está funcionando normalmente. O youtuber BltzZ mostra o antes e depois de usar o mod, e é bem perceptível a melhora nos quadros por segundo.

O youtuber usa um outro mod, que faz upscaling via IA nas CGs do jogo. A CG inicial de Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition tem qualidade melhor que a versão original, que também foi feita através de técnicas de upscaling. No entanto, as outras CGs que acontecem durante o jogo não receberam o mesmo tratamento.

- Continua após a publicidade -

"Ficou decepcionado com o baixo esforço em upscaling no remaster de Chrono Cross? Você sente que é melhor do que isso? Bem, isso é para todos vocês fissurados por gráficos. Eu decidi não me segurar, e provavelmente coloquei muito esforço nisso", descreve o responsável pelo mod, "whtsqurl". Como mostra o vídeo de BltzZ, realmente o trabalho do modder ficou muito bom, já que a diferença das CGs é bastante notável. 

Infelizmente, mais uma vez, estamos nas mãos da comunidade modder para corrigir erros de desenvolvedoras que cada vez mais têm lançado jogos incompletos. Os modders resolvem o problema nas versões de PC, já quem joga em console tem que esperar pela boa vontade da desenvolvedora em lançar patches de correções. Mas, de qualquer forma, mod de correção nunca é um bom sinal.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PC Gamer
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.