Créditos: Divulgação/NVIDIA
- Publicidade -

Começam os testes com GPU das placas GeForce RTX 4080 e RTX 4090

A GPU AD102 deu passos importantes para um lançamento ainda em 2022
Por Felipe Gugelmin 19/04/2022 12:43 | atualizado 19/04/2022 12:43 Comentários Reportar erro

Embora ainda não tenha sido anunciada oficialmente pela NVIDIA, a série RTX 40 já é de conhecimento público e deve fazer sua estreia ainda em 2022. Segundo o leaker kopite7kimi, não somente a empresa está avançando bem no desenvolvimento da linha baseada na arquitetura Ada Lovelace, como já iniciou os testes da GPU AD102.

O modelo deve ser usado como base pela fabricante para a produção de modelos como a GeForce RTX 4090 e a GeForce RTX 4080, entre outras opções que ela planeja para o futuro. Fora o fato de que o componente já está em fases de teste, até o momento não se sabe muito sobre o lançamento, cujo anúncio oficial é esperado para o final deste ano.

A expectativa é que a nova linha de placas gráficas traga 24 GB de memória GDDR6X, cuja velocidade tem variado entre 21 Gbps e 24 Gbps, dependendo do vazamento. A expectativa é que ela represente um novo salto de qualidade para a NVIDIA, que pode oferecer até o dobro de desempenho de modelos como a RTX 3090 e a RTX 3080.

Poder deve acompanhar grande consumo

Em contrapartida ao grande poder oferecido, as novas GPUs devem ficar conhecidas por obrigar muitos consumidores a fazer o upgrade de suas fontes de alimentação. Rumores indicam que o modelo mais poderoso oferecido pela fabricante deve consumidor entre 500W a 600W, valor que pode ficar ainda maior nos modelos com overclock.

Para garantir as melhorias da linha Ada Lovelace, a NVIDIA vai apostar no método de fabricação de 5 nanômetros da TSMC e um tamanho de matriz generoso com 611 mm2. Rumores indicam que o modelo mais poderoso vai trazer 18432 núcleos CUDA, 576 TMUs, 196 ROPs, 576 Tensor Cores e 144 Ray Tracing Acceleration Cores e frequência de operação entre 2300 MHz e 2500 MHz.

- Continua após a publicidade -

O lançamento da nova geração de placas gráficas da NVIDIA deve ser beneficiado pela tendência de queda no preço de componentes registrada durante os primeiros meses de 2022 — embora ela não deva ser necessariamente barata. A companhia já revelou que as linhas RTX 30 e RTX 40 vão coexistir nas lojas, como forma de garantir uma quantidade suficiente de suprimentos aos consumidores.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TweakTown
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.