Créditos: AMD
- Publicidade -

Processadores AMD Ryzen 7000 entram em estado de pré-produção

Informação vem de leaker conhecido e diz respeito ao primeiro CPU Ryzen de nova geração

A série de processadores AMD Ryzen 5000 chegou no fim de 2020, sendo ampliada agora com novos SKUs chegando neste mês. Embora a sexta geração Ryzen exista, ela não trouxe soluções para desktop, se limitando aos notebooks. Já a próxima série, AMD Ryzen 7000 "Raphael", trará novidades aos donos de PC de mesa, além de inaugurar um novo socket, AM5, e o lineup já está em pré-produção, segundo um perfil conhecido por vazamentos.

O BenchLeaks publicou no Twitter o que seria o código da versão de pré-produção dos CPUs AMD Ryzen 7000. Nessa situação, estamos falando especificamente de um SKU e as informações revelam o número de núcleos, além do estranho valor de 1024 KB de memória cache. Esse valor não deve ser referente ao cache L3, já que a quantidade é bem maior que essa em qualquer CPU Ryzen 5000.

Em relação ao código de amostra de engenharia, que até então era de 96, agora passa para 97 e o termo "Stepping 1", indicando que o CPU usado se trata de um dos primeiros, ou mesmo o primeiro, divulgado, mesmo que de forma não oficial. 

Em relação aos núcleos, a informação publicada no [email protected] diz que o suposto processador Ryzen 7000 "Raphael" conta com 16 núcleos, sem diferenciar núcleo de thread, o que pode indicar um CPU de 8 núcleos com SMT (Simultaneous Multithreading) ativado, totalizando 16 threads.

- Continua após a publicidade -

O que se sabe sobre a sétima geração de processadores AMD Ryzen "Raphael" é que será a inauguração da microarquitetura Zen 4, além do novo socket AM5, que será LGA, depois de cinco gerações usando o mesmo socket AM4, que usa tecnologia PGA. Além disso, os CPUs Ryzen 7000 serão fabricados em 5nm da TSMC, diferente dos 5nm da atual geração Ryzen 5000.

A diminuição no processo de fabricação deve trazer 15% de melhoria aos CPUs Ryzen 7000 em comparação com a atual geração. Os novos processadores da sétima geração Ryzen da AMD são esperados para o segundo semestre deste ano, e devem chegar próximos da 13ª geração de CPUs Intel "Raptor Lake".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.