Créditos: Rockstar/JayProspero/Reprodução
- Publicidade -

Rockstar remove conteúdo transfóbico de GTA V para PS5 e Xbox Series X|S

Usuários perceberam que a nova versão apresenta alterações em relação ao original

A versão de GTA V lançada recentemente para Playstation 5 e Xbox Series X|S traz alterações pequenas de conteúdo em relação à versão anterior. A Rockstar lançou o popular game para os consoles da nova geração removendo linhas de diálogo e alterando assets, o que que deve agradar o público LBGTQIA+.

A nova versão, que também deve chegar ao PC, traz a remoção de um asset que podia ser observado dentro de uma das lojas do game. A miniatura de brinquedo Captain Spacetoy Interstellar, que podia ser observado na parede de um arcade, na versão original apresentava um boneco caricat com a possibilidade de 'troca de genitália'. A nova versão traz uma versão completamente diferente do brinquedo.

A pequena alteração que poderia muito bem passar despercebida foi identificada pelo usuário do Reddit Jay Prospero, que realizou a comparação. Além disso, a administradora da GTAnet, Kirsty Cloud, mostrou através do Twitter que NPCs Trans não aparecem mais do lado de fora do bar Cockatoos.

Apesar das alterações, os modelos dos NPCs ainda existem dentro do jogo e podem ser visualizados no modo 'Diretor'. Porém, as linhas de diálogos presentes na versão anterior, não existem mais nos arquivos. Referências a utilização de hormônios não podem mais ser percebidas dentro do game.

- Continua após a publicidade -

Rockstar não comentou alterações

Até o momento, não se sabe se essas são as únicas alterações presentes com remoção de conteúdo transfóbico nas versões para os consoles da nova geração de GTA V. A Rockstar realizou as mudanças na surdina, sem avisar os jogadores, evitando com certeza o debate acalorado que aconteceria na internet.

De qualquer forma, também era de imaginar que em algum momento gamers mais atentos iriam reparar nas alterações. Não há indícios se demais conteúdos que podem ser considerados ofensivos ao público LGBTQIA+ também foram alterados, mas a atitude indica que a Rockstar deve adotar uma postura diferente durante a produção do recém anunciado GTA VI.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Ars Technica, Twitter
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.