Índice do Artigo

Hardware

Alibaba está testando o seu processador Arm de 128 cores e com suporte a DDR5

Alibaba está testando o seu processador Arm de 128 cores e com suporte a DDR5
Créditos: Divulgação T-Head / Alibaba

No ano passado o grupo chinês Alibaba, uma das maiores empresas de tecnologia da China e do mundo, que possui diversos diversos serviços com data centers, revelou que iria seguir o exemplo de empresas como a AWS e fazer seu próprio processador. O novo chip da empresa foi produzido pela T-Head, que é uma divisão da gigante chinesa, e está começando a ser oferecido para alguns clientes dos seus serviços.

Chamado de Yitian 710 (Etian 710), o modelo é um dos primeiros disponíveis a serem baseados na arquitetura Armv9 ISA e é fabricado com o nó de 5 nm da TSMC. No total, ele conta com 128 núcleos, possui velocidades de clock de até 3,20 GHz, suporte até oito canais de memória RAM DDR5 e 96 pistas PCIe 5.0 para armazenamento e aceleradores.

Atualmente a Alibaba está oferecendo o seu processador como parte da sua instância do Elastic Compute Service (ECS), que é chamado de g8m, onde os clientes podem escolher de um a até 128 vCPUS. Os primeiros clientes que estão tendo acesso ao Yitian 710 estão apenas podendo testar a novidade, com os códigos de produção usados neles sumindo após dois meses.


Créditos: Divulgação T-Head / Alibaba

Inicialmente apenas 100 instâncias com o novo processador estão disponíveis para serem testadas. Como apontado pelo TechPowerUp, a gigante chinesa afirma que a sua solução pode apresentar uma eficiência até 100% maior que as soluções existentes da AMD e Intel, mas ela não divulgou muitas informações sobre isso.

No ano passado, quando revelou a sua CPU, o o grupo Alibaba afirmou que o Yitian 710 é capaz de brigar de frente com os principais concorrentes, alcançando uma pontuação de 440 pontos no SPECint 2017, que é um desempenho semelhante ao de um servidor de dois soquetes alimentados pelo Intel Xeon Platinum 8362. O novo modelo também deve ser um dos SoCs mais complexos feitos atualmente, possuindo um total de um total de 60 bilhões de transistores, superando, por exemplo, o NVIDIA A100, que possui 54 bilhões de transistores.

Agora a gigante chinesa realizará a maior quantidade possível de testes com o Yitian 710 para garantir que o processador é capaz de satisfazer as necessidades dos seus clientes. Além dos seus serviços na nuvem, o grupo Alibaba também deve usar o seu novo CPU para alimentar seus próprios servidores, seguindo assim o exemplo da Google e a AWS (Amazon Web Services), que possuem chips próprios para alimentar seus serviços.

Via: The Register, Tech Power Up

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções