Créditos: Divulgação/Housemarque
- Publicidade -

Diretor de Returnal diz que estúdios sempre “podem fazer mais” para melhor acessibilidade

No entanto, isso não significa que desafios devem diminuir
Por Felipe Gugelmin 18/04/2022 10:55 | atualizado 18/04/2022 10:55 Comentários Reportar erro

Um dos primeiros grandes jogos exclusivos do PlayStation 5, Returnal é conhecido pela dificuldade intensa, que usa as mortes do jogador como forma de avançar sua narrativa. Enquanto a desenvolvedora Housemarque defende esse aspecto do jogo, o diretor do game afirma que criadores sempre “podem fazer mais” para tornar seus títulos acessíveis.

Em uma entrevista concedida ao canal Kinda Funny Games, Harry Krueger afirmou que, enquanto a acessibilidade é algo importante, ela não pode trazer impactos negativos para o desafio de gameplay e a narrativa — que, em suas palavras, possuem uma relação “inseparável”. Segundo ele, encontrar um ponto de equilíbrio entre esses quesitos vai ser um “desafio” para criadores de jogos.

Acredito que sempre podemos fazer mais e adicionar suporte para diferentes maneiras de jogar o game e diferentes métodos de controle”, explicou Krueger. “Penso que, quando se trata de dificuldade, é uma questão do tipo de experiência que você está tendo em Returnal”, complementou o diretor.

Desafio é parte integral de Returnal

Durante a entrevista, Krueger afirmou que, no caso de seu jogo, não há como desligar o desafio mecânico do aspecto narrativo — caso Returnal fosse mais fácil, ele acredita que os jogadores não se envolveriam tanto com a história. O diretor explica que, se fosse possível saltar rapidamente entre os chefes do jogo sem nenhum desafio, isso entraria em conflito com a jornada da protagonista Celine, que sempre comentar que não consegue mais lidar com seu ciclo de mortes contínuas.

O game está contando para você que isso é algo realmente desafiador, e que você está superando esses obstáculos, e você não teria essa experiência sem a fricção. Então sempre há uma linha por onde andar, mas é algo que devemos manter em mente”, explicou. Para compensar um pouco a alta dificuldade, o jogo aos poucos passa a oferecer equipamentos e corta-caminhos que diminuem a frustração de voltar ao início de tudo quando a protagonista morre.

- Continua após a publicidade -

Returnal não possui opções de dificuldade, mas fez algumas concessões para tornar sua experiência menos frustrante — o que inclui uma atualização em que é possível suspender uma sessão de jogo sem perder progresso. O título também recebeu recentemente uma atualização que liga o multiplayer cooperativo, o que ajuda a deixar seus desafios um pouco mais fáceis de superar.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VGC
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.