Créditos: Divulgação/Square Enix
- Publicidade -

Square Enix diz que estúdios japoneses não devem tentar imitar empresas do Ocidente

Segundo Yosuke Matsuda, é preciso que estúdios mantenham suas características para conseguir sobreviver
Por Felipe Gugelmin 18/04/2022 09:20 | atualizado 18/04/2022 09:20 Comentários Reportar erro

Embora a Square Enix seja uma empresa com escopo global e marcas como Final Fantasy sejam reconhecidas por jogadores de diversos países, a empresa acredita que não faz sentido que seus estúdios orientais direcionem sua produção para agradar a todos. Segundo o presidente da companhia, Yosuke Matsuda, criadores japoneses erram ao tentar emular a maneira como empresas do Ocidente funcionam.

Em uma entrevista concedida ao Yahoo Japan, Matsuda reconheceu que, no mercado de jogos atuais, se você faz algo que não atinge os Estados Unidos ou China, “está fora do negócio. No entanto, ele afirma que é importante que estúdios japoneses mantenham suas características próprias, mesmo que o mercado interno do país tenha diminuído.

Se desenvolvedores japoneses tentam imitar jogos ocidentais, eles não conseguem fazer produtos bons. O design dos monstros, os efeitos visuais e de áudio, ainda são de certa forma japoneses. E os jogadores ao redor do mundo sabem que é isso que faz os jogos japoneses serem bons”, explicou o executivo.

Square Enix possui divisão clara entre estúdios

As palavras de Matsuda parecem refletir a experiência da própria Square Enix, que passou por um período em que tentou redefinir sua identidade durante a era do PlayStation 3|Xbox 360. Atualmente a companhia possui uma distinção clara entre seus estúdios japoneses e os ocidentais, sendo cada um responsável pelo desenvolvimento de tipos diferentes de experiência.

Atualmente, a companhia é dona de desenvolvedoras como a Crystal Dynamics, a Eidos Montréal e a Deck Nine. Ela também chegou a ser dona da IO Interactive e da franquia Hitman, mas deixou que o estúdio se separasse e mantivesse os direitos sobre a propriedade intelectual da série em 2017.

- Continua após a publicidade -

Ainda na mesma entrevista, Matsuda reforçou que, embora apostar em um mercado global é algo importante, “não basta desenvolver para o exterior” para ser bem-sucedido neles. O executivo também afirmou que a Square Enix está planejando maneiras de trazer NFTs e blockchains para seus jogos como forma de mudar a maneira como jogadores produzem conteúdos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VGC
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.