Índice do Artigo

Hardware

Rússia pretende iniciar a produção local de chips de 28 nanômetros até 2030

Rússia pretende iniciar a produção local de chips de 28 nanômetros até 2030
Créditos: Divulgação/CristianIS/Pixabay

Alvo de diversas sanções econômicas desde que iniciou a guerra contra a Ucrânia, a Rússia está planejando reviver sua indústria de produção e desenvolvimento de chips. No entanto, enquanto fundições como a TSMC já se preparam para produzir litografias de 2 nanômetros, os planos do governo local incluem a fabricação de modelos de 28 nanômetros até o ano de 2030.

Segundo a CNews (via Tom’s Hardware), o governo russo pretende investir o equivalente a US$ 38,42 bilhões até a data como forma de desenvolver sua indústria local de semicondutores. O dinheiro vai ser investido na criação de processos de fabricação próprios, desenvolvimento de talentos locais e no marketing das soluções oferecidas pelo país.

Desse valor, pelo menos US$ 5 bilhões devem ser investidos em novas plantas de fabricação e na atualização das fábricas que já operam no local. Os planos iniciais envolvem viabilizar a produção de chips de 90 nanômetros até o final de 2022, enquanto é previsto somente para 2030 a fabricação em massa de chips de 28 nanômetros — algo que a TSMC começou a fazer em 2011.

Rússia planeja iniciativa de engenharia reversa

Uma parte importante dos planos da Rússia para desenvolver sua indústria externa é o estabelecimento de uma nova iniciativa de engenharia reversa. A intenção é usar “soluções externas” como base para a criação de produtos fabricados em território nacional — o objetivo do governo é que todos os itens digitais que chegam aos consumidores sejam produzidos internamente até o fim de 2024.

Nesse cenário, a China deve se mostrar uma parceira importante, fornecendo acesso a bens de consumo que não podem ser fabricados no país. A decisão do governo russo surge como uma reação às sanções econômicas que tem sofrido, bem como à decisão de diversas empresas — incluindo nomes como Intel, AMD, Microsoft e TSMC — de encerrar suas atividades no território.

Embora empresas russas tenham se mostrado bem-sucedidas em criar softwares e serviços tecnológicos, a indústria de semicondutores do país nunca chegou a realmente decolar. Resta esperar para descobrir se os esforços do governo local vão conseguir compensar o isolamento cada vez maior que o país está tendo em relação ao mercado global de chips.
 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções