Créditos: Pixabay/Reprodução
- Publicidade -

Como são feitos os dissipadores? Esse vídeo mostra a fabricação de um deles

Processo para a fabricação é conhecido como skiving

A internet nos propicia momentos únicos, seja através de um meme, um vídeo emocionante, a interação com ídolos em lives ou descobrir o processo de fabricação de coisas que nem sabíamos que queríamos saber como são feitas. Deu pra entender, né?

E um dos nossos aliados do dia-a-dia, os dissipadores, são feitos através de um processo tão satisfatório de se assistir que vale a pena trazer para vocês esse vídeo:

O vídeo foi postado no Youtube por uma conta coreana no final do ano passado, mas foi repercutir só nesta quarta-feira (13), quando foi postado pelo usuário @rombik_su no Twitter:

O processo mostrado no vídeo é chamado de “skiving”, onde a grande peça de cobre é constantemente cortada e a máquina que a faz também já levanta as aletas e durante toda a ação, para lubrificação, a máquina mantém um fluxo de água sobre o corte.

- Continua após a publicidade -

Com isso temos o nosso precioso dissipador que ajuda nossas máquinas a manterem suas temperaturas brandas e possibilitam que utilizemos o máximo potencial delas.

Segundo o Wikipédia “...o processo de raspagem também aumenta a rugosidade das aletas. Ao contrário da parte inferior de um dissipador de calor, que precisa ser lisa para máxima área de contato com a fonte de calor, as aletas se beneficiam dessa rugosidade porque aumenta sua área de superfície para dissipar o calor no ar. As aletas podem ser feitas mais finas e próximas do que por extrusão ou processos de chapas formadas, o que pode oferecer maior transferência de calor em blocos de água de alto desempenho para resfriamento de água.”

Para fechar, deixarei vocês com outro vídeo de apreciação deste interessante processo:

Vocês já sabiam desse processo? Deixe abaixo nos comentários o que acharam do vídeo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Kotaku Fonte: Twitter
Assuntos
Tags
  • Redator: Eddy Venino

    Eddy Venino

    Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.