Créditos: RCPS3
- Publicidade -

RPCS3: emulador de PlayStation 3 chega ao macOS com performance limitada

O projeto ainda não funciona com dispositivos que usam placa de vídeo da NVIDIA
Por Juliano Aires 14/04/2022 13:00 | atualizado 14/04/2022 13:00 Comentários Reportar erro

A equipe de desenvolvimento do RCPS3 anunciou o lançamento de seu emulador open-source de PlayStation 3 para o macOS, eles publicaram um vídeo contendo algumas imagens do desempenho do projeto no sistema operacional da Apple e divulgaram algumas informações referentes a build atual.

No vídeo abaixo, onde é anunciada a chegada do RCPS3 ao macOS, há diversas gameplays mostrando o desempenho do emulador no sistema operacional da Apple, com o uso de configurações diferentes.

Veja abaixo problemas e limitações identificadas pela equipe de desenvolvimento do emulador.

  • Sem suporte para GPUs NVIDIA
  • Atualmente, apenas os controladores PlayStation são suportados
  • Falha aleatória ao desconectar o controlador com o macOS 12 (Monterey), especialmente por Bluetooth (RECOMENDADO COM FIO)
  • O desempenho do macOS é muito inferior ao do Windows / Linux devido ao uso do MoltenVK em vez do Metal e outros fatores (veja abaixo)
  • O desempenho do M1 é lento devido à necessidade do Rosetta 2 e não ter instruções AVX. Se o RPCS3 obtiver uma porta M1 nativa, o Rosetta 2 não será mais necessário.
  • Os drivers da Apple funcionando de maneira diferente farão com que o RPCS3 exiba mais problemas específicos do macOS
  • A falta de suporte a TSX devido ao uso de microcódigo antigo pela Apple prejudica o desempenho de alguns PCs Intel Mac.

"Esperamos que as coisas melhorem com o tempo, não apenas do RPCS3, mas das alterações feitas no macOS e nas bibliotecas upstream que usamos. Dito isso, não vemos o macOS alcançando um desempenho comparável ao Windows / Linux tão cedo. Embora o Asahi Linux possa ser muito bom para Macs M1 se eles tiverem seus próprios drivers de GPU".

- Continua após a publicidade -

Os desenvolvedores deixam claro que a performance do projeto no macOS não será a mesma que a encontrada no Windows e no Linux, e que não há previsão para a mesma entrega. Macs com placas de vídeo da NVIDIA não estão funcionando por enquanto no emulador.

Apenas controles PlayStation são compatíveis com o emulador no momento, mas vale lembrar que o DualSense do PS5 é compatível com os Macs, como já trouxemos aqui no Adrenaline.  

Atualização do RPCS3 melhora vários bugs gráficos em diferentes títulos

Atualização do RPCS3 melhora vários bugs gráficos em diferentes títulos
Vários jogos antes injogáveis agora tem uma boa compatibilidade com o emulador

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: RCPS3
Tags
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.